Opinião – Em uma rodada de clássicos, Fortaleza é o grande destaque
A campanha admirável do Fortaleza para buscar um resultado inédito no Brasileirão. E os clássicos regionais e interestaduais é motivo de alegria para alguns e tristeza para outros
Vitória Fernandes
O Fortaleza chega a terceira vitória seguida e agora é o vice-líder do Campeonato Brasileiro. Na partida contra o Criciúma, o tricolor cearense venceu por 1 a 0 e garantiu a alegria dos torcedores presentes na Arena Castelão. Assim, o Fortaleza surpreende com o trabalho construído ao longo dos últimos anos. A possibilidade de alcançar uma colocação inédita e um título não parece ser absurdo para o Fortaleza, pois a restruturação e rápida resposta do time em campo é admirável. Os holofotes sempre estão apontados para Flamengo e Palmeiras, mas o Fortaleza não fica atrás das grandes estrelas do Brasileirão.
Outro tricolor chegou a terceira vitória consecutiva: o Grêmio. O time treinado por Renato Gaúcho liquidou um 3 a 1 contra o Cuiabá, fora de casa na Arena Pantanal. Com o resultado o Grêmio se afasta do Z4 e briga por vaga na Sul-Americana, com a esperança de manter o bom momento para o restante da temporada. O cenário do tricolor gaúcho parece ter melhorado com a estreia do atacante dinamarquês Martin Braithwaite, o jogador marcou dois dos três gols da vitória do Grêmio sobre o Cuiabá.
A rodada ainda trouxe três clássicos, mas dois sem muita emoção. Cruzeiro e Atlético-MG ficaram no 0 a 0 no Mineirão. O jogo foi repleto de faltas e consequentemente, poucas chances de gol pela falta de jogadas criadas por ambos os lados. Além do clássico mineiro, Flamengo e Palmeiras também ficaram no empate no Maracanã por 1 a 1. O time carioca abriu o placar mas no final do segundo tempo alviverde empatou. A partida foi desenhada com vários ataques e um jogo “preso” por excesso de faltas.
Contudo, Vasco e Fluminense rendeu mais gols e uma vitória para o cruz-maltino que venceu por 2 a 0. No primeiro gol, em um lance polêmico, o Vasco abriu o placar. Apesar de ser controlado na segunda etapa pelo Fluminense tendo uma postura mais ativa nos ataques, o Vasco jogou um balde de água fria no rival ao marcar mais um e liquidar o jogo. Com a derrota, o Fluminense encerra a sequência de vitórias e permanece na zona de rebaixamento.
No clássico baiano, o Bahia se deu melhor. O time da casa triunfou sobre o Vitória por 2 a 0 na Arena Fonte Nova e chega aos 35 pontos na tabela. Agora o Bahia entra de vez na briga por uma vaga na pré-libertadores e podendo alcançar o G4. Já o Vitória é o primeiro time fora do Z4 e quer se afastar mais. Para isso, vai precisar vencer o Cruzeiro na próximo rodada no Barradão, tendo a oportunidade de voltar a vencer pelo Campeonato Brasileiro.
Outros jogos da rodada
Corinthians 1 x 1 Bragantino
Juventude 3 x 2 Botafogo
São Paulo 1 x 0 Atlético-GO
Internacional 2 x 2 Athletico-PR
Confira as partidas válidas pela 23ª rodada do Brasileirão:
Edição: Vitória Fernandes
Imagem da Capa (Home): Núcleo de Publicidade/Alysson Ferreira