Opinião – O que a diferença de pontos entre a Sul-Americana e o Z-4 indicam para os times?
A luta para os times escaparem do Z-4 continua, porém sair dessa posição pode ainda render para a equipe uma classificação para Copa Sul-Americana e um exemplo é o Grêmio

Vitória Fernandes
O Grêmio, a exemplo de outros times do Campeonato Brasileiro, está na briga contra o rebaixamento. Na última rodada o tricolor gaúcho venceu o Athletico-PR por 2 a 0 em Curitiba e chegou aos 21 pontos na tabela. Contudo, tem ponto interessante a ser analisado nessa situação. No final do Brasileirão, o Grêmio, além de estar fora do Z-4, pode conquistar uma vaga na Copa Sul-Americana. O mesmo poderá acontecer com outras equipes. A pontuação está muito acirrada na parte de baixo e, em consequência disso, vários times possuem diferença de apenas um ponto na tabela ou estão dependendo do saldo de gols

Agora, falando sobre a outra ponta da tabela, o Botafogo está na liderança novamente após uma vitória maiúscula por 4 a 1 sobre o Atlético-GO fora de casa. Foram dois gols com bola rolando e os dois últimos em cobranças de pênaltis, garantindo, assim, mais três pontos e ultrapassando o Flamengo na briga pelo título.
Ainda sobre o rubro-negro carioca, após três vitórias seguidas, o Flamengo foi superado pelo São Paulo por 1 a 0 no MorumBIS. O São Paulo criou ótimas chances para ampliar o placar e o Flamengo tentou buscar o empate, sendo uma partida muito movimentada de ambos os lados. Apesar da derrota, o Flamengo continua na segunda colocação com um jogo a menos.
Outro time do G4 que não deu sorte foi o Palmeiras. O alviverde vem sendo pressionado devido as últimas atuações da equipe e o empate com o Internacional não melhora o cenário. Poderia ser pior, mas o Palmeiras conseguiu o empate aos 44 minutos do segundo tempo para não sair zerado do Beira-Rio. Mesmo com um rendimento abaixo do que pode apresentar, o time paulista ainda está na briga pela liderança, uma vez que detém elenco e capacidade para alcançar os objetivos desejados.
Em terras capixabas, o Fortaleza venceu o Cruzeiro por 2 a 1 e fica na cola de Flamengo e Botafogo no G4. Com pouca posse de bola e apenas quatro chutes a gol o Leão do Pici conquista uma vitória grande, pois entra na briga de vez no pelotão de elite do Brasileirão. O mais importante foi que a torcida capixaba pode apreciar, mais uma vez, uma partida válida pelo Brasileirão no Kléber Andrade.
Outros jogos da rodada
Vitória 1 x 0 Cuiabá
Vasco 2 x 2 Bragantino
Criciúma 2 x 1 Atlético-MG
Corinthians 1 x 1 Juventude
Fluminense 1 x 0 Bahia
Confira as partidas válidas pela 22ª rodada do Brasileirão:

Edição: Vitória Fernandes
Imagem da Home (Capa): Núcleo de Publicidade/Alysson Ferreira