Alunos da FAESA fazem história no Expocom Sudeste 2024 com 32 trabalhos finalistas e 12 premiados
Os alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário brilham no Expocom Sudeste 2024 e, agora, seguem para o Intercom Nacional
Loren Peterli
Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário representaram a instituição capixaba, trazendo para casa 12 prêmios do maior congresso de comunicação da América Latina, a Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Com 32 trabalhos finalistas, os alunos da FAESA estiveram presentes no XXXI Prêmio da Exposição de Pesquisas e Produção Experimental em Comunicação (Expocom) da Região Sudeste no 47º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação.
O evento aconteceu na Unipac de Barbacena, em Minas Gerais, entre os dias 30 de maio e 1 de junho. Segundo a organização, cerca de 1.200 pessoas passaram pelo congresso durante os três dias, entre eles alunos, professores e profissionais do mercado.
A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA, Marilene Mattos, responsável pela organização do envio dos trabalhos, explica a importância do prêmio para todos os envolvidos. “Ser a instituição de ensino com o maior número de trabalhos premiados no Expocom Sudeste é motivo para a gente de muito orgulho. Acredito que é uma confirmação da qualidade da nossa sala de aula, dos nossos projetos de extensão, da qualidade do nosso ensino e do empenho dos nossos alunos e professores. Então, é isso que nos fortalece e que mostra para a gente que a estamos no caminho certo”, conta.
No meio de tanta emoção, neste ano, a FAESA é a instituição do Sudeste que mais mandou trabalhos para concorrer, 48 no total. E, também, foi a Instituição com mais trabalhos aprovados para a apresentação final: 32. E, ainda, os alunos FAESA foram finalistas do Nacional com 12 trabalhos. Isso quer dizer que, além de 32 trabalhos terem sido classificados entre os 5 melhores do Sudeste na área de comunicação, mais de um terço daqueles finalistas são os melhores produtos do Sudeste.
Penso que é muito resultado dos alunos, pois o aluno precisa querer participar. A gente só tem resultado se o aluno participa. E o participar de Expocom é um querer do aluno. Conseguir esses resultados estimula para que mais alunos queiram participar e se sintam orgulhosos de participar dessa premiação. E tem que se sentir orgulhoso mesmo, pois está concorrendo com muita gente, está concorrendo com excelentes instituições. Então, o Sudeste tem instituições de excelência e nós estamos nesse meio. Isso é de uma felicidade
Marilene Mattos
Experiências no Intercom
O professor de audiovisual dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA, William de Oliveira, já participa e acompanha os alunos no congresso há alguns anos e nesse não foi diferente. “Esse resultado é a radiografia. Ele é o espelho ou uma demonstração da produção de sala de aula. Isso é o que mais me encanta e é o que mais me preenche enquanto professor. É ver que a sala de aula está sendo projetada em atividades práticas. É o desdobramento das nossas teorias, das nossas discussões e das nossas bases teóricas conectadas diretamente com o fazer prático da profissão de jornalista e de publicitário”, explica.
O professor ainda complementa a fala da coordenadora e manda um recado para os estudantes:
Lembro do orgulho e da alegria por vocês compreenderem qual é a instituição que vocês fazem parte: a FAESA Centro Universitário. Vocês concorrem com as maiores instituições do Brasil e vão perceber que nós estamos nivelados com as maiores instituições. Usando métodos de ensino, de educação e de qualidade em tudo que fazemos. Há uma formação de excelência. Basta ver o nível de colocação profissional que existe nos nossos alunos no mercado de trabalho. A minha sensação é de dever cumprido, de realização e de muita alegria e orgulho por fazer parte de tudo isso
William de Oliveira
A coordenadora do Núcleo de Publicidade do Laboratório de Comunicação e Mercado (LACOS), Carine Cardoso, foi outra professora a ser orientadora de vários trabalhos, além de ir presencialmente no Intercom Sudeste. “Essa é minha primeira experiência acompanhando os alunos no Expocom, presencialmente, porque consegui acompanhar online na pandemia. Eu achei sensacional. Olhar vocês nesse protagonismo é muito gratificante para o professor”.
A sensação é que estamos educando pessoas apaixonadas por publicidade e por jornalismo. E que ainda querem fazer diferente, querem fazer com mais profundidade teórica, embasamento e consistência. Então, querem fazer diferença nesse campo de pesquisa em comunicação. Isso é muito gratificante para o professor
Carine Cardoso
Carine afirma também que estar acompanhando outras faculdades e projetos é excelente para pensar em novas estratégias para as disciplinas e melhorar utilizando tendências do universo da comunicação. Ela diz ainda que essa questão de sempre ficar atento ao que está rolando, o que as pessoas estão pesquisando e como elas estão fazendo renova e oxigena o trabalho.
A aluna de Jornalismo da FAESA, Larissa de Angelo, também está participando pela primeira vez do Expocom como líder do trabalho na categoria de Fotografia Artística com o título “Manifestações da Alma”. Ela sempre escutou sobre a Expocom, somente não imaginava que iria participar como autora e ainda ser premiada.
Foi uma experiência incrível poder ver meus amigos apresentando e ver trabalhos de gente de vários cantos do sudeste. Ganhar na minha modalidade foi algo inexplicável. Não tinha tanta esperança, mas ver meu nome do telão me deixou realmente muito feliz
Larissa de Angelo
Para Larissa, ganhar o prêmio foi só um plus comparada a toda experiência. A expectativa segue alta para representar a FAESA no nacional e poder conhecer ainda mais trabalhos e pessoas de todo o Brasil.
Já o aluno do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Arthur Moschen já está concorrendo pela segunda vez no congresso e conta como foi ser um dos vencedores em dobro da etapa Sudeste.
O mais incrível é ver que trabalhos que a gente faz na sala de aula podem ser apresentados, podem inspirar outras pessoas, podem concorrer a prêmios. Sabe, tem essa magnitude, pode ser maior do que a gente imaginava. Os trabalhos que poderiam ser somente para ganhar pontuação na sala de aula, se tornam algo muito maior. Então, isso é incrível
Arthur Moschen
O jingle “Planeta Vermelho” e a produção publicitária audiovisual para internet “Maelyverso” foram trabalhos produzidos junto com a aluna Jordana Martins.
Arthur explica que a experiência agrega muito para o currículo, para o portfólio e para o aprendizado da construção da profissão. Então, na condição de futuro publicitário, ele sabe que vai conseguir beber em várias fontes e em várias águas participando de um evento tão misto. Segundo Arthur, estar em movimento é importante para qualquer profissional e, na área da comunicação, se manter atualizado, produzindo e se mostrando em destaque, é uma forma do mercado perceber e valorizar o trabalho feito.
Agora, é a vez da etapa nacional, que será nos dias 3 a 6 de setembro, na Univali em Balneário Camboriú, Santa Catarina. O congresso será organizado pela Escola de Negócios, Educação e Comunicação (Enec) da universidade com o tema “Comunicação em tempos de inteligência artificial: ampliação ou redução das desigualdades sociais?”.
O que é a Intercom?
A Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação – é uma instituição sem fins lucrativos, destinada ao fomento e à troca de conhecimento entre pesquisadores e profissionais atuantes no mercado. A entidade estimula, há quase 50 anos, o desenvolvimento de produção científica não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados em Comunicação, oferecendo prêmios como forma de reconhecimento aos que se destacam nos eventos promovidos pela entidade.
O evento, abriga junto com ele, a premiação Expocom – Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação. Além de uma exposição, é um prêmio destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da Comunicação.
Em 2024, a Expocom Sudeste contou com a participação de 256 trabalhos, um aumento de 10% comparado com o ano anterior. Com um total de 64 modalidades, a FAESA foi a única instituição do Sudeste a preencher 50% das modalidades possíveis. Ao total 35 instituições participaram, sendo 16 do estado de São Paulo, 11 de Minas Gerais, cinco do Rio de Janeiro e três do Espírito Santo. Contudo, 22 foram premiadas.
Edição: Loren Peterli
Imagem do Destaque: Arquivo Pessoal