Pequenos negócios impulsionam o turismo na região metropolitana capixaba
Empreendedores superam os desafios com muita criatividade para fomentar a economia, estimular o turismo, preservar a cultura e incentivar a gastronomia no Espírito Santo
Ester Taazpe
De restaurantes que misturam arte e gastronomia a empresas familiares, os pequenos negócios estão impactando positivamente o turismo no Espírito Santo, especialmente, na área metropolitana. Segundo dados do Boletim da Economia do Turismo Capixaba, a região apresentou o maior saldo líquido de empregos, mais de 6.118 novos postos de trabalho em atividades turísticas foram criados somente no último trimestre de 2023. Nesse cenário, empreendedores utilizam a criatividade para atrair visitantes, impulsionando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento do setor turístico no estado.
De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo do Espírito Santo (Setur-ES), a gastronomia é um dos setores que mais tem trazido destaque à região metropolitana capixaba, formada pelos municípios de Vitória, Vila Velha, Guarapari, Serra, Cariacica, Fundão e Viana. Nesse segmento, o restaurante, bar e adega “A Oca”, localizado no Centro de Vitória, é um exemplo de referência turística estadual.
A proposta de misturar arte e culinária, que explora a brasilidade com ingredientes regionais, tem atraído visitantes de inúmeras partes do estado, como relata o empresário Fabrício Costa, um dos sócios do estabelecimento. “Somos referência de ponto turístico na capital, tanto pela qualidade gastronômica e artística, quanto pela oferta de música ao vivo, pois diversos artistas capixabas se apresentam em nosso palco”. O empresário ressalta ainda a economia como outro fator fomentado por seu empreendimento.
A Oca gera 15 empregos diretos e mais de seis postos de consultoria. Além disso, contamos com cerca de 40 músicos parceiros e 100 fornecedores de produtos e insumos em geral que atuam no Espírito Santo. Movimentamos uma rede muito grande de pessoas, o que gera renda e visibilidade ao bairro e ao município
Fabrício Costa
Em contrapartida, no empreendedorismo turístico, há, também, donos de pequenos negócios que dependem exclusivamente das altas temporadas, como a microempreendedora Rafaela Daima. Idealizadora da “Snowbowl“, uma empresa familiar especializada em bebidas e sobremesas, localizada em Guarapari, a empresária enfrenta o desafio da dependência em férias e feriados para vender. “A movimentação da cidade impacta diretamente nas vendas. Estamos sempre preocupados com as taxas de ocupação nos meios de hospedagem, pois o comércio depende dos visitantes”.
Apesar dos desafios, Rafaela salienta a oportunidade de preservação da cultura e do patrimônio local como um dos fatores positivos de atuar no ramo. “Como temos contato frequente com turistas, estamos sempre aproveitando para divulgar os pontos turísticos e culturais da cidade. Incentivamos também a conservação das praias e patrimônios de Guarapari, que são voltados para o uso da população”.
A analista da Unidade Regional Metropolitana do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES), Renata Prudente, enfatiza o papel crucial desempenhado pelos pequenos negócios no setor turístico do estado.
Os empreendedores estão introduzindo uma ampla gama de serviços e experiências que atendem a diferentes interesses e preferências dos turistas. Dessa forma, eles diversificam as ofertas turísticas, enriquecendo a experiência dos visitantes, promovendo a cultura, reforçando a economia local e contribuindo para o desenvolvimento do turismo.
Renata Prudente, Analista do Sebrae/ES
Turismo no Espírito Santo
O estado capixaba ocupa uma posição de destaque no mercado turístico nacional. De acordo com dados estatísticos fornecidos pelo Boletim da Economia do Turismo Capixaba, o Espírito Santo alcançou em 2022, a sexta posição no ranking de crescimento interanual no volume de atividades relacionadas ao turismo. Ainda segundo a pesquisa, houve um aumento de 38,1% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior.
Já a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada também em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indicou que cerca de 171 mil pessoas foram empregadas nesse setor durante o primeiro trimestre do ano, o que equivale a 8,9% das pessoas ocupadas no Espírito Santo. Além disso, os dados apontaram que, dos 78 municípios, 35 apresentaram crescimento no número de empregos nesse segmento.
O cenário capixaba está em concordância com as tendências nacionais. Conforme o IBGE, as atividades do setor foram as principais responsáveis pelo aumento de 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2022. Somado a isso, a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo órgão estatístico no mesmo ano, indicou um crescimento de 24% das atividades turísticas.
Edição: Vitória Fernandes
Imagem da Home (Capa): Fabrício Costa/Instagram