Empreendedorismo Jovem: Oportunidade de Independência e Inovação do Mercado de Trabalho

Conheça histórias de jovens empreendedores que contribuem para o desenvolvimento da sociedade e inspiram outros jovens a criar novas oportunidades no mercado de trabalho

Loren Peterli

O cenário do empreendedorismo jovem no Brasil se apresenta como um campo dinâmico, promissor e marcado por desafios e oportunidades. São jovens cada vez mais interessados em empreender e, para isso, utilizam ideias inovadoras e criativas para conquistar independência financeira, realização profissional, criar soluções para os problemas do cotidiano, impulsionar novos negócios, gerar empregos e transformar a sociedade. O empreendedorismo jovem está trazendo um novo olhar para o mercado de trabalho.

De acordo com os relatórios de pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em 2022 no Brasil, quase metade dos novos empreendedores (48,2%) estão na faixa etária entre 18 e 34 anos. O portal do empreendedor aponta que o país em 2022 possuía dois milhões de jovens empreendendo.  No cenário estadual, a estimativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) era que o estado tinha 180 mil jovens com potencial para empreender. Contudo, os dados divulgados pela Receita Federal mostram que 75 mil jovens capixabas estão à frente de empresas.

Jussara Pancieri (Foto: Arquivo Pessoal)

Com apoio e incentivo, a juventude empreendedora poderá contribuir muito mais para o desenvolvimento econômico e social, pois está mais propensa a ser inovadora e a criar negócios que atendam rapidamente as necessidades da sociedade que está em constante mudanças. Para a Gestora do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/ES, Jussara Pancieri, os jovens são mais propensos a iniciar novos negócios.

Já que a principal característica que Jussara Pancieri percebe entre eles é a inovação. Por conta de cresceram em uma era digital, a tendência é que tenham mais habilidades. Eles estão mais familiarizados com as últimas tecnologias e podem aproveitá-las de maneira mais eficaz nós negócios, trazendo novidades para o mercado de trabalho. 

A escolha dos jovens para aderirem ao empreendedorismo depende de vários fatores, como: motivação pessoal; ter gosto por empreender; ou para resolver um problema que ele identificou no mercado, criando algo que atenda e solucione essa demanda, seja porque assistiu a uma mentoria e se interessou pela área ou por ser a sua área de formação acadêmica. No entanto, eu vejo que além das competências e habilidades empreendedoras que esses jovens precisam ter, eles também precisam acreditar na ideia

Jussara Panciere
Henrique Hamerski (Foto: Arquivo Pessoal)

O publicitário e professor Universitário, Henrique Hamerski, explica também que o empreendedorismo não é apenas empreender, mas são características que o indivíduo precisa desenvolver para enfrentar desafios: aprender a ser mais flexível, criativo, inovador, persistente e praticar a liderança. Para o professor, as oportunidades de empreendedorismo estão abertas, mas há profissionais que não querem desenvolver, buscar diferentes soluções e nem contribuir. Por isso, em todo lugar há pessoas que gostam de fazer atividades mais repetitivas e sem promover mudanças, mas há outras pessoas que vão se sentir impulsionadas a inovar e a criar ideias. 

Henrique explica que a maior parte dos negócios vão a falência por falta de conhecimento e planejamento, não só financeiro, mas, também, do mercado em que vai atuar. Henrique indica a plataforma Endeavor, que constitui uma rede de empreendedorismo capaz de auxiliar novas startups a crescerem mundialmente.

A questão de empreender nos ajuda a construir comportamentos que estão cada vez mais valorizados no mercado de trabalho. Jovens que têm o interesse em abrir uma empresa vão ter uma formação de habilidades e de conhecimentos que vão fazer com que eles fiquem mais fortes e preparados para a vida profissional

– Henrique Hamerski

Vale destacar ainda que os setores mais populares entre os jovens empreendedores no Brasil, segundo dados da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), são o de serviço com 41% e comércio com 32%. Sendo que os números apontam ainda que que 65% do jovem empreendedor é do gênero masculino e 35% do gênero feminino.

Histórias de Sucesso

Acreditar na ideia, foi o que o jovem empreendedor Yago Victor Melo fez quando se tornou idealizador da loja “JAM – Just After Midnight”, em 2018. Yago conta que fabrica e vende peças de vestuário, entre elas, camisetas, bonés, Shoulder Bags (bolsas transversais) e pochetes. Entre desenhos e rabiscos, utilizou das economias que tinha para transformar as artes em camisas.

(Foto: Arquivo Pessoal)

O jovem acredita que começar desde cedo no empreendedorismo é o ponto chave para que o empreendedor consiga colocar as ideias em prática e adquira valor suficiente para agregar na vida de outras pessoas. Inclusive, Yago brinca que gostaria de ter iniciado antes no empreendedorismo para consolidar cada vez mais cedo a marca. Criada por paixão, a loja faz parte de uma fatia do sonho de projeto de vida do empreendedor, mas não por completo, já que o negócio está atingindo fronteiras internacionais. 

Minha liberdade e o conceito original da minha ideia materializada em obra na minha mão são coisas que me motivam a continuar

– Yago Victor Melo

Luíza Bazoni (Foto: Arquivo Pessoal)

Já a empreendedora da marca “Luíza Bazoni Store”, Luíza de Araujo Bazoni, deu início ao negócio próprio com apenas 18 anos. Com uma visão revolucionária na área do empreendedorismo, a jovem aproveitou a oportunidade da falta de acessórios atuais na cidade de São Mateus, interior do Espírito Santo, e com o objetivo de conquistar a independência financeira, criou uma loja virtual no Instagram.     

A força de vontade de Luíza foi a principal aliada para continuar crescendo, mesmo com medo e incertezas. Ela destaca que por ter começado desde muito nova, a falta de conhecimento na área de estudo de mercado e táticas de marketing, com planejamento e concentração, foi um grande desafio. 

O empreendedorismo te proporciona uma jornada com altos e baixos. E eu aprendi a enfrentar todas essas adversidades com criatividade, resiliência e reavaliando as estratégias que eu utilizava, tendo foco e estudando o que minhas clientes realmente precisavam. Todas essas lições contribuíram para o meu crescimento pessoal, me trouxeram autonomia e liberdade para fazer o que amo da maneira que eu quiser

– Luíza de Araujo Bazoni

Larissia Nobre (Foto: Arquivo Pessoal)

O negócio “Delícias da Vânia” nasceu em 2018 entre uma relação de mãe e filha. A tradição de se reunir com a família para assistir um filme com uma boa pipoca gourmet para acompanhar se tornou uma oportunidade de renda. No princípio, Larissia Sousa Nobre criou o empreendimento junto com amigas que possuíam o mesmo sonho, viajar. O “Pipoca Gourmet Três Meninas” deu tão certo que apesar das sócias terem tomado rumos diferentes na vida, Larissia, posteriormente, se tornou parceira de negócios da mãe, Evaneide, mais conhecida como Vânia.    

Começar por uma necessidade não foi um impedimento para que o projeto fosse desenvolvido com paixão, criatividade e inovação. Obrigações que muitos consideram banais, como pagar uma conta, construir algo e solidificar o negócio, são passos que a empreendedora acredita ser essencial para caminhar com um propósito de vida. Larissia conta que empreender não é apenas fazer dinheiro ou ter um produto bom, mas é enxergar a felicidade do cliente em comer a pipoca ao comprar o produto vendido por ela.  

Quando você começa cedo, você enxerga os desafios com mais zelo, mais sensibilizado a erros e acertos. Você olha para trás e pensa ainda sou muito jovem e tenho muito chão para construir. Então, se eu errei nisso, bola pra frente que uma hora eu vou acertar

– Larissia Sousa Nobre

Nicolle Barbosa e a mãe dela (Foto: Arquivo Pessoal)

O empreendedorismo jovem sempre esteve presente na veia da Nicolle Barbosa Alves da Silva. Assim, quando entrou na faculdade foi o momento de aplicar um produto que já estava na família há bastante tempo: o crochê. Ensinado pela avó, a mãe se especializou e Nicolle ingressou no ramo, sendo a terceira geração, criando o “Ateliê Vó Nair”.   

Nicolle conta que o principal aliado foi o conhecimento, buscando se profissionalizar. Atualmente, a marca vende bolsas de crochê e Nicolle trabalha em duas profissões: jornalista e crocheteira. “É necessário levar a sério, começar a pensar no futuro e ter expectativas profissionais. Persistência e criatividade são fundamentais para se inserir no mercado de trabalho. Nosso produto é feito exclusivamente por mulheres com história e afeto. O ateliê foi resultado de conquistas que não conseguimos mensurar”, diz Nicolle.

A caminhada dos jovens empreendedores é longa e cheia de desafios para se consolidar no mercado. Por isso uma série de características precisam ser desenvolvidas. Dentre elas: determinação; curiosidade; coletividade; visão criativa e inovadora; resiliência; paciência para lidar com problemas; capacidade de lidar com riscos; simpatia; ser educado e ao mesmo tempo ser firme; ser cara de pau para ir atrás das oportunidades; saber se comunicar para se adaptar ao gosto do cliente e habilidade para estar sempre adquirindo um aprendizado contínuo. 

A semente de inspiração já foi plantada, mas para que outros jovens alcancem novas conquistas no empreendedorismo como eles, uma das portas para o desenvolvimento da jornada empresarial é a educação. O Sebrae/ES oferece apoio por meio de cursos, wokshops, capacitações, eventos, feiras, mentorias, consultorias e diversos materiais educacionais no site. Um dos programas é o Empretec, que auxilia no desenvolvimento de características empreendedoras. Além disso, é válido ressaltar que grande parte desses conteúdos são gratuitos. 

O jovem consegue prosperar com ideias inovadoras em um grande espaço do tempo para testar e aprender. Para além de apenas negócios, há mudanças de realidades, mas que acompanha, principalmente, a mudança de mentalidade da adolescência para fase adulta. Uma escolha de vida e um novo empreendedor se unem por meio de oportunidades na juventude todos os dias. 


Edição: Loren Peterli

Imagem Do Destaque: Fotomontagem/Loren Peterli