Alunos do curso de Jornalismo da FAESA visitam a Rede Gazeta
Janderson Vicente Júnior
Alunos do curso de Jornalismo da FAESA Centro Universitário tiveram a oportunidade de conhecer a Rede Gazeta por meio de uma visita técnica organizada pela professora da FAESA Lara Rosado. Durante a visitação, 24 estudantes foram acompanhados pela guia do tour Maria Fernanda e pelo professor da FAESA e coordenador do Núcleo de Jornalismo do LACOS Valmir Matiazzi.
A visita faz parte do programa “Gazeta de Portas Abertas” que possui o objetivo de apresentar aos visitantes um pouco da história da Rede Gazeta, os variados setores da empresa, o funcionamento das atividades e projetos desenvolvidos, além de possibilitar um contato “mais próximo” com os profissionais da empresa que atuam no espaço.
É importante ter esse tipo de programa para trazer o público para bem mais perto da gente. As pessoas nos conhecem melhor e, assim, abre-se um leque de informações
Maria Fernanda
No começo da visita, os estudantes conheceram a história da Gazeta e as iniciativas de inovação e interação promovidas pelo grupo. Por meio de propostas, como o FonteHub, Estúdio Reinventa e o OpenDay, as empresas e a sociedade se aproximam do grupo de comunicação capixaba.
Prosseguindo com o tour guiado, os visitantes passaram pela área de negócios da Rede Gazeta, onde fica o Estúdio Gazeta que é responsável pela produção de conteúdo jornalístico pago por marcas. Conheceram também o Setor de Projetos e Eventos que cuida de programações feitas pela própria empresa ou apoiadas por ela e, ainda, o Setor de Assinaturas do Clube Gazeta.
Os alunos tiveram a experiência de conversar com os radialistas Nathália “Natizinha” Ferreira e Bruno “Bruninho” Andrade que trabalham na Rádio Litoral. Durante o bate-papo com os dois, os estudantes conheceram um pouco sobre o trabalho de um radialista e tiraram dúvidas sobre essa vertente do jornalismo.
Durante a conversa, os visitantes puderam participar do “Ao Vivo” da rádio e receberam a oportunidade de falar com o público. O agraciado por essa chance foi o professor Valmir Matiazzi.
O professor reconhece a importância da visita técnica, pois ela é um caminho que possibilita o estudante aprofundar os conhecimentos sobre a profissão de jornalista, além de, brevemente, ter um contato com profissionais que fazem a notícia chegar à sociedade.
A visita a Rede Gazeta foi muito encorajadora, porque, quem sabe, daqui alguns anos podem ser vocês (alunos) que estarão atuando naqueles espaços e conversando com os visitantes
Valmir Matiazzi
Após passarem pela Litoral, os visitantes continuaram o trajeto até a redação integrada. Nesse espaço, encontram-se os responsáveis pela produção das pautas e dos conteúdos digitais de G1 e Globo Esporte e do audiovisual, o estúdio C em que acontecem transmissões pontuais e rápidas e o Centro de Documentação (Cedoc) que armazena todos os materiais produzidos pelo veículo de comunicação.
Continuando a visita, os estudantes conheceram as outras três rádios da empresa – CBN Vitória, Rádio Gazeta e Rádio MIX. O jornalista Mário Bonella nesse momento, carinhosamente, interagiu com os futuros jornalistas. E a visitação acabou quando eles chegaram nos estúdios A e B onde acontecem as transmissões ao vivo dos telejornais diários da emissora e do Jornal do Campo.
Todas as experiências do tour foram importantes para os participantes, pois possibilitou conhecer melhor o dia a dia de um veículo de comunicação como a Rede Gazeta. Os alunos também se sentiram motivados a continuar os estudos em busca de um futuro em que poderão estar ali ou em outra redação produzindo notícias que irão informar a população.
É o que pensa a aluna de Jornalismo e estagiária do LACOS Camila Buzzete. Ela comentou que gostou muito da visita, principalmente a parte dos estúdios e das explicações dadas pela guia Maria Fernanda. A visita serviu para mostrá-la que as possibilidades de atuação do jornalista são bem mais variadas do que ela pensava.
Às vezes, nós temos uma visão de que o jornalista é apenas o apresentador de TV. E uma visita dessas é muito boa para gente ampliar o nosso conhecimento para todas as áreas que o jornalismo apresenta
Camila Buzzete
Além de Camila, outro estudante que aproveitou muito esse momento foi o aluno André Oliveira. Por entrar em contato com muitas novidades, ele destaca que se impressionou com as várias ferramentas e atividades desenvolvidas nos espaços da Rede Gazeta. “Você entende como aquela galera trabalha. Parece que é um universo muito confuso, mas não é. Todos têm um preparo. E isso é muito interessante“, acrescenta André.
Confira abaixo alguns registros feitos pelos alunos durante a visita técnica:
Edição: Janderson Vicente Júnior
Foto do Destaque (Home): Isabella Paiva