O legado de Ziraldo no Dia Mundial do Livro: estudante se torna referência em Leitura
Bruno Caetano
“O livro é o alimento da alma”, era assim que o cartunista Ziraldo (1932 a 2024), o renomado ícone dos quadrinhos brasileiros e autor do “Menino Maluquinho”, descrevia todo o amor pelos livros. O Dia Mundial do Livro, 23 de abril, lembra não apenas da importância das obras literárias, mas, também, do impacto que a conexão com os livros traz para uma geração.
Neste exato momento, inúmeras histórias estão sendo criadas na mente de milhões de crianças, adolescentes, jovens e adultos. Wemerson Rodrigues, 13 anos, é uma dessas pessoas. Morador de Ponto Alto, em Domingos Martins, ele conta que foi na leitura que encontrou em cada página um convite para explorar novos mundos.
E não é que uma simples desconexão com a internet abriria as portas para o universo da leitura? É exatamente isso que relata o estudante do 9º ano da Escola Estadual Ponto Do Alto. Ao perder o telefone celular, em fevereiro de 2023, viu uma oportunidade de explorar as páginas dos livros. Desde então, foram mais de 100 obras nacionais e estrangeiras em um ano. E foi a biblioteca escolar que se tornou a principal fonte de inspiração, pois Wemerson se tornou um assíduo visitante do local.
O romance e suspense têm um poder incrível, porque quando você começa a ler algum desses gêneros, eles te prendem na história e você quer saber o final. Os mistérios dos livros nos incentivam a ler até o fim
Wemerson Rodrigues
Atualmente, Wemerson desempenha um papel importante no projeto “Pare Tudo e Leia”. Ele colabora com a equipe de profissionais da escola para garantir que a ideia atinja novos leitores. Wemerson é responsável por coletar as fichas dos estudantes, auxiliando nos registros dos livros e coordenando para garantir o bom funcionamento do fluxo da oficina.
Há vários anos o projeto “Pare Tudo e Leia” promove a importância da leitura em sala de aula. Pelo menos uma vez por semana, durante 20 minutos, todas as turmas interrompem as atividades para se dedicar exclusivamente à leitura. “Esses momentos enfatizam a leitura como uma prática fundamental para o desenvolvimento educacional e pessoal dos alunos”, diz o diretor da Escola Estadual Ponto Do Alto, Marcelo Ribett.
“O importante é motivar a criança para a leitura, para a aventura de ler” já dizia o cartunista Ziraldo. Foi nesse incentivo à leitura proporcionada pelos professores que veio a melhora de desempenho de Wemerson em sala de aula. “Antes, eu lia com dificuldade. Com esse incentivo, comecei a ler de forma mais fluente e clara, além de compreender até alguns significados de palavras que antes eu não sabia” relata o estudante.
Histórias boas são aquelas compartilhadas e o Wemerson faz questão de dividir o conhecimento com os amigos.
Duas obras me conquistaram: ‘Fuga da Biblioteca do Sr. Lemoncello’ e ‘A árvore: os três Caminhos’. Eu sempre recomendo esses dois livros
Wemerson Rodrigues
O poder da leitura ultrapassa o mero entretenimento e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento pessoal, intelectual e emocional de cada indivíduo. Por meio dela, é possível mergulhar em diversas realidades, diversas culturas e acontecimentos históricos. Jovens iguais a Wemerson são a continuação do legado de Ziraldo, de como a prática da leitura pode ampliar os horizontes, aprofundar a compreensão do mundo e influenciar o cenário educacional brasileiro.
Edição: Bruno Caetano
Foto do Destaque: (Foto: Arquivo Escola Estadual Ponto Do Alto/Oswaldo Júnior Galote)