A jornalista Vilmara Fernandes conversou com os alunos da FAESA e propôs reflexões sobre os desafios do jornalismo na atualidade
Camila Buzzette
Os estudantes do curso de jornalismo da FAESA Centro Universitário tiveram o privilégio de ter um bate-papo com a jornalista capixaba Vilmara Fernandes na palestra “Explorando os desafios do Jornalismo”. A jornalista abordou diversos assuntos na conversa, sendo eles: a trajetória dela no jornalismo, como encontrar as pautas jornalísticas, a dificuldade na elaboração de conteúdos com “personagens” distintos e a importância da troca de conhecimentos entre os profissionais.
Ao introduzir a conversa, a colunista contou um pouco da trajetória na área. Ela tem mais de 30 anos de experiência e está desde o ano de 1996 na Gazeta. Vilmara, atualmente, é colunista de A Gazeta e propõe reflexões e informações no âmbito da segurança, justiça e cidadania. Todos os assuntos abordados por ela na coluna estão ligados à proteção e à defesa do cidadão.
Ao longo do bate-papo, foi abordado o assunto das pautas jornalísticas, como são feitas e se são entregues na mão do profissional ou se ele tem que sair à procura. Vilmara afirma que existe um pouco dos dois, mas que o jornalista tem que sempre estar de olhos abertos à realidade em sua volta, procurando sair das bolhas sociais para se inteirar do que acontece no cotidiano da sociedade. Para ela, o ato pode ocorrer nos momentos mais triviais do dia, como conhecendo um lugar novo, conversando com alguém ou apurando fatos com colegas de trabalho.
Não existe possibilidade de eu ir entrevistar alguma pessoa e não sair de lá com nenhuma outra pauta
Vilmara Fernandes
Vilmara abordou também as dificuldades dos jornalistas iniciantes em começar um trabalho com fontes espetaculares nas pautas. Há a necessidade da confiança entre o entrevistado e o entrevistador. É preciso haver a sutileza nos questionamentos e a veracidade na propagação dessas informações. Dessa forma, o jornalista, de acordo com Vilmara, será capaz de obter “personagens” para complementar a sua história. “Vai dar trabalho, mas eu vou conseguir”, afirma Vilmara Fernandes, fazendo da frase o próprio lema diário .
A colunista trouxe para o debate a necessidade do jornalista em trabalhar em conjunto, sendo importante a troca de ideias e de conhecimentos. Vilmara afirma que no trabalho sempre recorre aos colegas em assuntos que possui dificuldades, como vídeos e roteiros, ou até para, depois de muito cansada, pedir para que analisem se ela não teve nenhum erro na apuração da matéria.
Você não está um jornalista, você é um jornalista
Vilmara Fernandes
A aluna do 1º período de jornalismo Yula Paula afirmou ter gostado bastante dos assuntos discutidos durante o encontro. A estudante relata também que tudo foi de extrema importância para formação e entendimento de como trabalha um jornalista, tanto nas produções dos conteúdos como no dia a dia fora do trabalho.
A responsável pela organização da palestra, em parceria com o “Lacos de portas abertas”, foi a professora do curso de Jornalismo Lara Rosado. O evento fez parte da celebração do dia do jornalista, que aconteceu no dia 07 de abril, e também dos 30 anos do curso de Jornalismo da FAESA.
A ideia do evento é justamente para reunir os alunos, inspirar vocês e trazer uma discussão atual com a Vilmara, que é uma jornalista extremamente competente e referência na profissão
Professora Lara Rosado
Edição: Camila Buzzette
Imagem do Destaque da Home: Alysson Ferreira