Alunos de Psicologia da FAESA acolhem e preparam pacientes bariátricos para cirurgia

Bruno Caetano

No intuito de oferecer suporte e preparação adequada para pacientes que estão prestes a passar pelo processo de cirurgia bariátrica, alunos do 7º Período de Psicologia da FAESA lançam grupo de acolhimento. Serão realizados oito encontros semanais, às terças-feiras, das 19 horas às 20h30, na própria Instituição, abordando diferentes temas relacionados à obesidade e à cirurgia. E o primeiro encontro será, hoje (02/04), na sala 414.

Para participar dos encontros, não é requisito ter experimentado exclusivamente tratamentos mais convencionais, como restrição calórica e exercícios físicos, antes de considerar a cirurgia. O projeto abrange também cônjuges e familiares, pois o apoio familiar é fundamental para o sucesso a longo prazo do tratamento.

A iniciativa surgiu da compreensão da complexidade que envolve a obesidade, frequentemente tratada com descaso e julgamento moral. O projeto teve origem em sala de aula quando os alunos do curso de Psicologia da FAESA propuseram intervenções específicas para esse público, buscando, assim, criar um ambiente de acolhimento e troca de experiências.

O Brasil é hoje um dos países com a mais alta taxa de pessoas com obesidade no mundo. No entanto, com a pandemia o quadro se agravou. Dados do Ministério da Saúde obtidos apontam que a obesidade atingiu no ano passado 6,7 milhões de pessoas no Brasil. O número de pessoas também com obesidade mórbida ou índice de massa corporal (IMC) grau III, acima de 40 kg/m², atingiu 863 mil pessoas em 2022.

A coordenadora do Projeto e professora da FAESA, Raíssa Rodrigues Modolo, explica que a preparação prévia para a cirurgia não é apenas para informar sobre os procedimentos, mas, também, para aumentar as chances de sucesso e reduzir complicações. Ela ressalta que iniciativas como essa são fundamentais para melhorar a qualidade de vida e os resultados dos pacientes bariátricos.

A obesidade não é apenas uma questão estética, mas um fenômeno que afeta diversos aspectos da vida das pessoas, incluindo autoestima, sexualidade e desempenho profissional

Raíssa Rodrigues Modolo
A Professora Raíssa Modolo (usando óculos) e os alunos do Projeto (Foto: Arquivo Pessoal)

A cirurgia bariátrica

A cirurgia bariátrica é um dos principais tratamentos para a obesidade severa ou mórbida e pode ser realizada por meio de diferentes técnicas cirúrgicas, sendo o bypass gástrico e a gastrectomia vertical as mais utilizadas. Para além de ajudar o paciente a emagrecer, a cirurgia traz outros benefícios que influenciam na melhora das comorbidades como diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia, além da melhora da qualidade de vida.


Edição: Bruno Caetano