PROJETO VOZES: A FOME E A TRISTE REALIDADE DE UM MUNDO DESIGUAL
Felipe Amorim
Você já passou Fome? Ficou dias ou semanas sem comer? Vivemos em uma sociedade em que há um crescimento significativo da Fome. O Espírito Santo, hoje, é o segundo estado brasileiro com o menor percentual de famílias com Fome no Brasil com 8,2% em relação à média nacional de 15,5%. Apesar do número ser “pequeno”, a Fome não deixa de existir. A Fome pode ser entendida como uma questão social, histórica e política.
Um dos fatores que levam a Fome é a pobreza. A desigualdade social tem um papel importante no que diz respeito à Fome, pois a diferença entre as classes sociais faz com que haja o aumento da Fome. Dados divulgados por um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) mostra que cerca de 3,1 bilhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar. E, ainda, que 783 milhões estão em situação de fome no mundo em relação aos dados publicados em 2019 que apresentavam o número de 613 mil pessoas nessa situação.
O Projeto Vozes, ano de 2023, produziu 11 Episódios de videocast. Todos os assuntos estão relacionados a Questões Sociais que afligem a sociedade. Caso tenha perdido algum episódio, basta clicar no link e conferir o episódio: “Os desafios e impactos do alcoolismo na sociedade” , “Migrantes e Refugiados: Desafios e Inclusão” , “O Abandono de Idosos em Foco” , “Ressocialização de Egressos do Sistema Prisional” , “Desafios da Comunidade LGBQIAPN+” , “Os Desafios da Mulher Negra no Século XXI” , “A Inclusão dos Autistas na Sociedade” , “Adultização e Erotização Infantil na Sociedade” , “Os Perigos do Alcoolismo na Juventude” e “A Sociedade que Fecha os Olhos, Abandona e não Protege os Idosos”

Para tratar dessa Questão Social Urgente, o Projeto “Vozes” apresenta o Episódio IX: “Fome: Triste Realidade de um Mundo Desigual”. O Episódio foi desenvolvido pelos alunos do 4º período de Jornalismo da FAESA Centro Universitário Felipe Amorim, Thyago Nascimento e Gabriel Falcão e pela aluna Malu Carletti. Para refletir os impactos da Fome na sociedade, trouxemos para o debate o representante da Central Única das Favelas (CUFA) Saulo Ribeiro e a professora e socióloga Sarah Monteiro. Saulo trouxe um olhar sobre o importante trabalho realizado pela CUFA no Espírito Santo. Sarah contribui com um olhar interpretativo em relação às desigualdades sociais que afligem a sociedade atual. Os dois convidados apontaram, principalmente, caminhos para diminuir o problema da Fome na sociedade.
O Episódio IX traz uma questão social que precisa ser enfrentada com urgência pela sociedade: a Fome. Confira abaixo as reflexões propostas:
Insegurança Alimentar
A insegurança alimentar é caracterizada em quatro categorias. Segurança Alimentar: As pessoas têm acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. Insegurança alimentar leve: Apresentam comprometimento da qualidade da alimentação em detrimento da manutenção da quantidade percebida como adequada. Insegurança alimentar moderada: apresentam modificações nos padrões usuais da alimentação entre os adultos concomitante à restrição na quantidade de alimentos entre os adultos. E Insegurança alimentar grave: são caracterizados pela quebra do padrão usual da alimentação com comprometimento da qualidade e redução da quantidade de alimentos de todos os membros da família, inclusive das crianças residentes neste domicílio, podendo ainda incluir a experiência de fome.
Edição: Loren Peterli
Imagem do Destaque: Kariana Ferreira