Sustentabilidade é preservação: Exposição Fotográfica fica até o dia 31 de outubro na Biblioteca FAESA

Thalita Gomes

Durante a 22º Jornada Científica e Cultural FAESA aconteceu um Concurso Fotográfico com o tema “Sustentabilidade é preservação” para unir fotografia e meio ambiente. O intuito do projeto foi mostrar a capacidade que a fotografia tem para enriquecer debates importantes e os desgastes que a natureza sofre ao longo dos anos. Ao todo foram 20 participantes e 15 fotos selecionadas para a etapa final.

As fotos selecionadas fazem parte de uma Exposição que acontecerá até o dia 31 de Outubro na Biblioteca FAESA. O Concurso Fotográfico e a Exposição Fotográfica são iniciativas do LACOS e do Mov.ie da FAESA e faz parte de um Projeto que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).

O aluno José Modenesi venceu o Concurso Fotográfico “Sustentabilidade é preservação” (Foto: José Modenesi)

A escolha do vencedor do Concurso foi feita por meio de voto popular. Em meio a uma coleção de imagens que capturam a essência da sustentabilidade e preservação juntamente com a fotografia, um registro feito pelo estudante dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda José Modenesi se destacou como o vencedor.

Com uma visão única e poderosa, José conquistou não apenas o primeiro lugar no concurso, mas, também, o coração daqueles que apreciam sua arte. A imagem é um testemunho da profunda conexão entre a criatividade e o ativismo ambiental. A foto de José se refere a relação do ser humano com as praias. Isso é muito típico do Espírito Santo por ser um estado litorâneo.

O segundo lugar do Concurso foi conquistado pela aluna de Jornalismo Clara Fafá. A foto foi o registro da comunidade de Pescadores da Prainha, em Vila Velha, e mostra a poluição da praia. Já a terceira colocação foi do aluno de Publicidade e Propaganda Nicolas Flamel.

Clara acredita ser importante os alunos participarem e abraçarem todas as oportunidades. Ela conta que foi o primeiro concurso em que submeteu uma foto própria e gostou da experiência. “Você olha para seu trabalho fotográfico como uma obra, pois nós do jornalismo pensamos muito a foto pela foto mesmo. Contudo vai além disso, pois a fotografia também é arte”.

Além da inscrição para o concurso, os alunos tiveram a oportunidade de se inscrever para uma aula de campo com o professor de fotografia e mentor do Concurso, Vitor Jubini. A aula aconteceu em uma área preservada, localizada no Morro do Moreno, em Vila Velha. Vitor explica que, mesmo sendo uma área preservada, tem um rio de esgoto a céu aberto que deságua no mar, além dos lixos encontrados no local. O professor ressalta a importância da fotografia. “A fotografia tem essa capacidade de mostrar esse desgaste que a natureza vem sofrendo ao longo dos anos. Isso fica evidente na nossa exposição”.

Vitor Jubini afirma ainda que a fotografia pode mostrar a tensão entre a preservação e a degradação por estarem muito próximas. Vitor explica que a fotografia consegue mostrar a beleza e a poluição do meio ambiente, principalmente, na parte urbana, onde concentra o maior número de pessoas. O Projeto traz uma reflexão com o intuito de impactar os alunos participantes e os visitantes da exposição para que cada um possa olhar de maneira diferente o jeito que está lidando com o meio ambiente.

Confira abaixo a Galeria de Imagens que faz parte da Exposição Fotográfica “Sustentabilidade é preservação localizada na Biblioteca FAESA

José Modenesi acredita que as pessoas precisam começar a entender o coletivo da sustentabilidade não só do mundo inteiro, mas do mundo ao redor de si mesmo. “O que eu posso fazer para colaborar com o meu bairro, com a minha casa, com a praia que tá próxima a mim ou com o ‘mundo’ ao redor? Realmente, se todo mundo fizesse isso, a gente iria conseguir chegar em um lugar mais interessante”.


Edição: Thalita Gomes

Imagem do Destaque: Ana Clara Segatto/Núcleo de Publicidade do Lacos