FESTIVAL CRIE LANÇA OBSERVATÓRIO DE PESQUISA E CELEBRA 20 ANOS DA AGÊNCIA INTEGRADA

Ester Tavares

O último dia do Festival CRIE foi marcado por fortes emoções para a comunidade acadêmica dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Uma verdadeira festa foi realizada para celebrar os 20 anos da Agência Integrada do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário e, também, para comemorar o lançamento do Observatório de Pesquisa. O Festival CRIE faz parte da 22ª Jornada Científica e Cultural FAESA. O CRIE é uma iniciativa do LACOS e do Mov.ie da FAESA e faz parte de um Projeto que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). O Festival Crie reúne alunos dos cursos de Jornalismo, Design e Publicidade e Propaganda, professores, ex-alunos FAESA e profissionais do mercado para uma troca de vivências e saberes.

Confira outros conteúdos produzidos e que fazem conexão com o CRIE: EMPREENDEDORISMO JOVEM , FESTIVAL CRIE ESTÁ CHEGANDO , INOVAÇÃO PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL , OFICINAS NO CRIE , EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL , DESAFIO LANCE BOM , MUNDO DA DISNEY e FERRAMENTAS DIGITAIS NO JORNALISMO

Lançamento do Observatório de Pesquisa

O Professor Felipe Dall’Orto coordena e orienta os estudantes no Observatório de Pesquisa (Foto: Mara Lima)

O lançamento do Observatório de Pesquisa foi um dos pontos altos da programação do dia. Os alunos que atuam no Observatório de Pesquisa são coordenados e orientados pelo professor da FAESA Felipe Dall’Orto. Ele explica que o projeto é responsável por mapear a produção científica que aborda as temáticas da comunicação, criatividade, inovação e empreendedorismo, ajudando na produção e disseminação do conhecimento.

Dessa forma, foi, então, criado um banco de dados com publicações, relatórios e materiais gerados pela academia e pela sociedade civil. A ideia é consolidar a pesquisa enquanto facilitadora do aprendizado, proporcionando, assim, a resolução de problemáticas relevantes para a sociedade.

O Observatório é resultado, na verdade, do estímulo a pesquisa na área da comunicação. E faz tempo que encorajamos os alunos a fazerem pesquisas. Acredito que a pesquisa é um espaço a ser conquistado todos os dias para que possamos entender a pesquisa como uma possibilidade de transformação

Felipe Dall’Orto

Confira abaixo o registro fotográfico do lançamento do “Observatório de Pesquisa” realizado pelas alunas do curso de Jornalismo da FAESA Mara Lima e Thalita Gomes

O primeiro grupo do Observatório de Pesquisa conta com a participação de Evellyn Souza, aluna do 6º período de Publicidade e Propaganda, Nicoly Reis, aluna do 2° período de Jornalismo; Anna Lara Kapitzsky e Otília Almeida, alunas do 6º período de Psicologia. Além do mapeamento de conteúdos para a academia e para o desenvolvimento de projetos de extensão, as participantes do Observatório estão em fase de produção de dois artigos científicos, que irão gerar conteúdos para palestras e produtos multimídia.

Agência Integrada comemora 20 anos

O Festival Crie reservou, também, um momento para comemorar os 20 anos da Agência Integrada. O projeto do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA visa a formação profissional dos estudantes e a integração deles com o mercado de trabalho. A Agência Integrada oferece aos estudantes a oportunidade de desenvolver campanhas publicitárias, exercitar a redação publicitária e a direção de arte, fazer planos de comunicação, desenvolver a pesquisa de mercado e outras atividades, colocando na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Confira abaixo o registro fotográfico dos 20 anos da Agência Integrada realizado pelas alunas do curso de Jornalismo da FAESA Mara Lima e Thalita Gomes

Para relembrar esses 20 anos nostálgicos da Agência Integrada foram convidados alguns alunos egressos da FAESA: o publicitário e sócio-proprietário do MODON Fotografia de Família, Helber Lopes; o motion designer na Worldline Guilherme Paulino; e a publicitária, videomaker e designer digital Chris Gama. A roda de conversa foi mediada pelos professores da FAESA Victor Mazzei e Carine Cardoso. Outros ilustres convidados também marcaram presença na comemoração: o ex-analista de comunicação da Integrada, Gustavo Coutinho, e os ex-estagiários da Integrada Alexandre Gadioli e Juliana Ramaldes.

A professora orientadora da Agência Integrada Carine Cardoso (Foto: Mara Lima)

A Professora orientadora da Agência Integrada, Carine Cardoso, explicou que tem muito orgulho de fazer parte da Agência Integrada do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA e que a ideia da Agência Integrada é preparar os estudantes para enfrentarem os desafios da profissão. Ela relata, ainda, que esses estudantes experimentam a publicidade para que brilhem no mercado de trabalho e na vida.

A ideia da Integrada é oferecer uma experiência o mais próximo possível de uma agência de publicidade. Aproximamos os estudantes do mercado de trabalho e permitimos eles voarem nesse mercado cheio de possibilidades

Carine Cardoso

Helber Lopes relatou que nunca havia participado de algo parecido como estagiar na Agência Integrada. Ele conta que a experiência adquirida durante o tempo que esteve no estágio fez total diferença durante a graduação e também abriu novos horizontes na profissão. “Fui muito empenhado e participei e aproveitei tudo que a Integrada e FAESA podiam me oferecer. Eu sempre aproveitei tudo, principalmente, em relação aos projetos acadêmico“.

Outra ex-estagiária a mostrar o orgulho em relação a Agência Integrada foi Juliana Ramaldes. Atualmente, ela é redatora da MP Publicidade. Juliana declara que fazer parte da Integrada foi mudar literalmente a trajetória profissional. “Eu me formei e eu entrei na Integrada enquanto fazia jornalismo. Eu fiz uma disciplina com o professor Victor Mazzei e ele perguntou: ‘Que tal você fazer parte da Integrada?’ E eu encarei o desafio. Depois, eu comecei a cursar Publicidade. Eu, hoje, trabalho em agência e só fiz tudo isso por causa da Integrado“.

A coordenadora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA, Marilene Mattos, expressou a imensa felicidade em testemunhar o crescimento e o empoderamento da identidade da Agência Integrada.

Marilene Mattos (Foto: Mara Lima)

Agência Integrada segue sendo um símbolo de dedicação, criatividade e sucesso para as futuras gerações de estudantes do curso de Publicidade e Propaganda. A Agência Integrada motiva os alunos e as alunas a brilharem e a estarem mais preparados para ingressarem o mercado de trabalho

Marilene Mattos

Ao longo desses 20 anos, a Agência Integrada conquistou prêmios e, também, impulsionou a carreira profissional de muitos egressos. “A Agência Integrada é um painel de memórias, de lembranças e de trajetórias de cada estudante que fez parte dela. Cada aluno ou ex-aluno deixou traços registrados na história da Agência e sempre serão lembrados”, relata Marilene.


Edição: FaesaDigital

Imagem do Destaque: Ana Clara Segatto/Núcleo de Publicidade do Lacos