Festival CRIE recebe palestra sobre as ferramentas digitas inseridas no Jornalismo

Cauã Vieira

O terceiro e último dia do Festival CRIE recebeu a editora-chefe da redação A Gazeta/CBN, Elaine Silva, para uma palestra sobre o “Uso das ferramentas digitais: da pauta à distribuição do conteúdo jornalístico”. O papo contou com assuntos sobre o jornalismo digital, o uso da inteligência artificial na comunicação, a transformação digital da A Gazeta e ferramentas que podem ser úteis para jornalistas. A apresentação foi feita pela aluna do segundo período de Jornalismo FAESA Lara Trindade e a mediação pelo professor da FAESA Centro Universitário e editor da TVE William de Oliveira.

Festival CRIE faz parte da 22ª Jornada Científica e Cultural da FAESA. O CRIE é uma iniciativa do LACOS e do Mov.ie da FAESA e faz parte de um Projeto que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES). O Evento reúne alunos dos cursos de Jornalismo, Design e Publicidade e Propaganda, professores, ex-alunos FAESA e profissionais do mercado.

Confira outros conteúdos produzidos e que fazem conexão com o CRIE: EMPREENDEDORISMO JOVEM , FESTIVAL CRIE ESTÁ CHEGANDO , INOVAÇÃO PARA UM MUNDO SUSTENTÁVEL , OFICINAS NO CRIE , EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO SOCIAL , DESAFIO LANCE BOM e MUNDO DA DISNEY

A palestra começou com Elaine Silva discorrendo sobre como o jornalismo digital está presente de forma protagonista na propagação de notícias e que todas as pessoas estão, inevitavelmente, consumindo notícias. As pessoas querem cada vez mais a notícia com agilidade, podendo acessar de qualquer lugar do mundo.

O debate sobre o jornalismo digital e a velocidade da propagação de notícias levantou uma problemática, exposta por Elaine: o desafio da agilidade da apuração com a ética. A editora-chefe da A Gazeta reforçou que, ao mesmo tempo que a propagação de notícias é rápida e constante, a ética e a credibilidade em uma apuração responsável e o não apressamento dos jornalistas deve prevalecer.

A apuração no meio digital deve ser acompanhada pela ética para que a credibilidade não seja perdida. Se um jornalista ainda não fez a apuração por completo ou sente que a notícia ainda precisa de mais, não se deve apressa-lo

Elaine Silva

Elaine ainda frisou a importância da presença de conteúdos em diversos formatos para atingir vários públicos. A notícia deve estar em diversos formatos e plataformas diferentes para que o conteúdo chegue da maneira que cada usuário prefere consumi-lo. Os hiperlinks também são de grande importância nas notícias digitais. A palestrante destacou que o leitor não quer a notícia estática e que a conexão entre assuntos dentro de uma notícia é essencial.

Confira abaixo o registro fotográfico da palestra sobre o uso das ferramentas digitais na pauta e distribuição do conteúdo jornalístico realizado pela aluna do curso de Jornalismo da FAESA Mara Lima

Ao longo da palestra, Elaine destacou a chegada da inteligência artificial para o meio jornalístico e apresentou como essa tecnologia pode ser benéfica para a comunicação e os cuidados que devem ser tomados. “As chamadas IA’s podem auxiliar na redução de tarefas repetitivas, produzir resumos, analisar padrões e dados, editar imagens e fazer diversas outras tarefas”. Para Elaine, ao mesmo tempo que essa tecnologia pode ser extremamente útil, diversos cuidados devem ser tomados.

Elaine destacou também a atenção sobre a confiabilidade das informações trazidas pelos programas, o viés de pesquisa do algoritmo e os desafios legais apresentados sobre o tema. A editora-chefe ainda falou sobre a problemática da substituições de empregos e frisou que a tecnologia deve ser usada para auxiliar os veículos e não substituir os jornalistas.

Primeiro veio o susto e depois o surgimento de oportunidades em relação à inteligência artificial. As ferramentas podem ser benéficas para o jornalismo, desde que sempre exista atenção sobre os desafios que esse tema traz

Elaine Silva

Ao final da conversa, Elaine apresentou algumas inovações que A Gazeta traz ao longo dos anos, como a produção de conteúdo conectado e interativo com o público, as adaptações mediante as novas formas de consumo de conteúdo e a primeira cobertura eleitoral 100% digital. A palestra voltada para os estudantes de jornalismo, professores e profissionais do mercado foi repleta de interação e ensinamentos sobre a comunicação e as constantes mutações em um mundo cada vez mais digital.


Edição: Cauã Vieira

Imagem do Destaque: Ana Clara Segatto/Núcleo de Publicidade do Lacos

As duas primeiras fotos (lado a lado) ao longo do texto apresentam a editora de A Gazeta Elaine Silva e o professor William de Oliveira (Fotos: Mara Lima)