Workshop de Narrativas Audiovisuais com Roteirista do programa Vai que Cola
Loren Peterli
Em comemoração aos 30 anos, o Festival de Cinema de Vitória, em parceira com o curso de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário, promoveu um workshop de narrativas audiovisuais com o roteirista do programa de televisão “Vai que Cola” Leandro Soares. Unindo a teoria e a história do ator no mercado de trabalho, o evento contou com a presença de alunos dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Design Gráfico que lotaram o auditório da FAESA.
Durante a apresentação, com mediação do professor Felipe Dall’Orto, Leandro mostrou como que a trajetória pessoal pode impactar no desenvolvimento profissional. A partir de uma bagagem de escolas de teatro, o roteirista elaborou a ideia do programa “Vai que Cola“, um sucesso da Globo e do Multishow que atraiu 11 milhões de espectadores na primeira temporada em 2013. Atualmente, o “Vai que Cola” já está na 11° temporada e com uma audiência de 77 milhões de pessoas.
Por meio de conceitos da literatura grega, foi possível entender diversas características do audiovisual e de que forma um roteiro pode ser construído para se tornar impactante para o público. Leandro Sores inspira os universitários a pensar o porquê a arte é feita e afirma que ninguém morre por falta de cultura, mas que, com certeza, vive muito mal.
A arte é uma forma de conhecimento que a ciência não da conta de explicar
Leandro Soares
Além disso, o mundo artístico é mutável por mais que exista alguns padrões que se repita nas produções para a televisão, para o streaming e para o cinema. O roteirista, na visão de Leandro, precisa ser flexível e adaptar o conteúdo de acordo com o tempo e o público que vai assistir o conteúdo.
Edição: Loren Peterli
Foto destaque: Fernanda Sant’Anna
Fotos galeria: Fernanda Sant’Anna