Vitor Vogas: uma trajetória no jornalismo opinativo

José Modenesi

O Jornalista Vitor Vogas esteve presente na FAESA Centro Universitário para contar um pouco da própria experiência no jornalismo e, também, provocar um debate sobre o jornalismo opinativo e analítico praticado na atualidade. O “bate-papo” foi realizado com os alunos do 5º período do curso de Jornalismo da Instituição e contou com a mediação do professor Fabiano Mazzini.

O professor Fabiano Mazzini e o jornalista Vitor Vogas (Foto: Fernanda Gonçalves Sant’Anna)

Vitor Vogas conta que conheceu o jornalismo político quando participou do curso de Residência em A Gazeta, após a graduação em Jornalismo no ano de 2008. Na época, ele gostava bastante de explorar a área política, mas nem imaginava que aquela preferência iria se tornar uma grande paixão.

A partir da trajetória no âmbito político, Vogas recebeu a missão de estar à frente da coluna diária Praça 8, considerada uma importante coluna de política do Espírito Santo. Alguns anos depois, com a transição do jornalismo impresso para o digital, a coluna passou a receber o nome do colunista. Assim surgiu a coluna Vitor Vogas: uma coluna diária e voltada aos assuntos políticos do momento.

Enquanto profissional, Vogas explica que sempre busca apresentar o jornalismo opinativo e analítico de uma maneira diferenciada, fazendo citações e analogias inovadoras. Além disso, ele fala também sobre a “cobrança” que o avanço do jornalismo no espaço digital exige do jornalista um texto mais factual e noticioso.

Vogas na palestra para a turma do 5° período de jornalismo (Foto: Fernanda Gonçalves Sant’Anna)

Hoje, ele segue com a coluna Vitor Vogas, agora, no Portal ES 360, e destaca a importância do jornalismo opinativo. Além disso, ele fala da preocupação com a dificuldade e com a resistência que muitas pessoas têm em relação ao jornalismo de opinião.

As pessoas demonstram uma dificuldade absurda em separar o jornalismo opinativo do jornalismo factual

Vitor Vogas

Vogas reforça ainda a importância da grade do jornalismo abarcar uma matéria que é totalmente voltada para o jornalismo de opinião e análise. Para ele, nos bancos acadêmicos, nas redações e até mesmo entre o público, há uma perda da compreensão do quanto o jornalismo opinativo é essencial para o fazer jornalístico.

Por fim, o jornalista ressalta o quanto é indispensável que os veículos de comunicação deixem explícita a separação entre o jornalismo de opinião e o jornalismo factual. Ele explica que isso faz parte, também, da necessidade de recuperar nos leitores a compreensão de que o jornalista pode opinar.

O jornalismo de opinião e editoriais precisam estar muito bem posicionados nos jornais para que os leitores entendam que aquilo é, de fato, opinião

Vitor Vogas

O professor Fabiano Mazzini está ministrando a disciplina de Jornalismo Opinativo e Análise para a turma do 5º período do curso de Jornalismo. Mazzini sentiu que era necessário que os alunos tivessem a oportunidade de ouvir a experiência de um profissional da área e, por isso, convidou o jornalista Vitor Vogas para essa conversa. O Evento aconteceu ontem (20) no campus da FAESA, em Vitória.


Edição: José Modenesi

Imagem de Destaque: José Modenesi