Agora, é a vez do nacional… Partiu BH!
Fernanda Gonçalves Sant’Anna
Os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário brilharam no Expocom Sudeste 2023 e saíram de Niterói, Rio de Janeiro, rumo às terras Capixabas com Nove trabalhos premiados, um recorde para a Instituição. Agora, é a vez da etapa nacional do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, que vai acontecer na PUC-Minas em Belo Horizonte. Os autores dos trabalhos que foram eleitos os melhores da região Sudeste vão colocar o pé na estrada em setembro para concorrer à Etapa Nacional
Os alunos-FAESA vencedores do Expocom Sudeste 2023 e finalistas da Etapa Nacional vão concorrer nas categorias: Campanha Publicitária, Pesquisa Mercadológica, Cartaz, Estratégia Publicitária para Mídias Sociais, Fotografia Artística, Charge, Aplicativo de Comunicação, Reportagem em Vídeo e Produção de Jornalismo de Opinião. Dessa vez, os trabalhos vão concorrer com as produções vencedoras de cada região do Brasil.
O trabalho realizado pelas estudantes de Jornalismo Kamily Rodrigues e Daiane Obolari e pelo aluno de Jornalismo José Modenesi venceu, em jornalismo, a categoria Reportagem em Vídeo com a temática da Violência e Política de Gênero no Espírito Santo. A orientação do trabalho foi realizada pelo professor William de Oliveira. A fonte principal de informação do vídeo é a Deputada Estadual Camilla Valadão, uma das poucas representações femininas na Assembleia Legislativa do Estado.
A aluna-líder do trabalho, Kamily Rodrigues, disse que ser ganhadora do Expocom é a realização de um sonho.
Eu decidi há muitos anos que gostaria de me tornar jornalista. Eu já conhecia o prêmio e posso dizer que é um sonho e uma meta realizada. A expectativa para o nacional está altíssima. Então, agora é preparar, ter resiliência e fé que vai dar tudo certo
Kamily Rodrigues
O professor Felipe Dall’Orto, que é orientador de alguns trabalhos ganhadores, diz que participar do Expocom é uma experiência incrível para os alunos e para a Instituição, que já chega ao prêmio com trabalhos que estão entre os cinco melhores da região sudeste. “Sair com nove trabalhos aprovados para a etapa Nacional do Expocom é resultado de muita preparação e de uma visão estratégica em relação ao prêmio”, diz Dall’Orto.
Outro trabalho que ganhou o prêmio foi a pesquisa mercadológica “Ser patroa é o grande negócio”. A produção do trabalho foi feita pelo aluno de Publicidade e Propaganda Arthur Moschen e pelas alunas também de Publicidade Júlia Nascimento e Jordana Duarte. A aluna de Jornalismo Loren Perteli e o aluno de Jornalismo José Modenesi também participaram da elaboração e desenvolvimento do projeto. A orientação do trabalho foi realizada pela professora Carine Cardoso.
Arthur ajudou a produzir o trabalho quando ainda estava no primeiro período do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA. Apesar de ter expectativas de ganhar, estava sem convicção de que traria o prêmio para casa.
Fizemos tudo muito na garra. Foi uma surpresa ter ganhado e senti uma sensação muito boa. Agora, a expectativa para o Nacional é que estamos ainda mais confiantes com o trabalho. O evento foi incrível e emocionante. Muito forte. Estamos otimistas e indo com tudo para BH
Arthur Moschen
Edição: Fernanda Gonçalves Sant’Anna
Imagem do Destaque: Rick Poul