Segue a Dica – Renato Gondim
Cauã Vieira
O “Segue a Dica” da semana conta com as indicações de Renato Gondim. Ele é jornalista, radialista e técnico do Laboratório de Comunicação e Mercado (LACOS) da FAESA Centro Universitário. Apaixonado pelo rádio, Renato conta que enquanto técnico do LACOS é de vital importância o contato com os alunos e poder ajudar na formação do futuro profissional do jornalismo e da publicidade.
Renato deixou preciosas dicas para o leitor do FaesaDigital. Quando o assunto são os livros, Renato diz que não gosta dos tradicionais, dos famosos best-sellers, mas de biografias. Portanto, a dica de livro de Renato é a primeira biografia sobre o ex-jogador de futebol Walter Casagrande Jr, “Casagrande e Seus Demônios”. A obra conta com o relato sobre o primeiro processo de desintoxicação do ex-atleta. O livro traz fortes histórias da vida de um dependente químico na luta contra o vício.
Renato conta que foi marcado peloe livro pela sinceridade, pelo sentimento do ex-futebolista em contar a verdade e os próprios sentimentos a todos. Para o entrevistado, a obra é um incentivo para as pessoas, não necessariamente em casos de dependência química, terem coragem de dizer o que estão sentindo e serem os mais verdadeiros possíveis.
Filme
A dica de filme de Renato é a produção “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, da Marvel Studios. A trama do filme lida com a perda do líder da nação de Wakanda, o rei T’challa, e as dificuldades que a potência africana terá sem o seu protetor, o Pantera Negra. O filme conta com homenagens ao falecido ator Chadwick Boseman e a esperança de uma nova protetora para a nação mais desenvolvida no mundo.
Para Renato, o filme é especial por ter sido o primeiro que viu com a esposa no cinema e por ter uma representatividade importantíssima. Renato é de uma família afro-centrada e um filme com tamanha atenção, representatividade preta e africana o marcou imensamente.
Documentário
Renato é um grande fã de documentários e deixou duas indicações: “What Happened, Miss Simone?” da Netflix, que conta a trajetória de Nina Simone para se tornar uma das maiores vozes da música preta no mundo. E “Racionais: Das Ruas de São Paulo Pro Mundo”, também da Netflix, que conta a história do grupo musical, suas lutas e sua importância social.
De acordo com Renato, ele e a esposa se emocionaram fortemente com a produção sobre o grupo brasileiro. Para o jornalista, a construção do documentário e as vivências apresentadas são imperdíveis.
A importância social e educacional dos Racionais é gigantesca. Esse documentário demonstra de maneira excepcional essas questões
Renato Gondim
Série
Para série, a dica de Renato é a produção “O Mentalista”, da emissora norte-americana CBS. A série conta a história de Patrick Jane, um homem com um grande histórico de resolução de crimes por meio de “poderes psíquicos”, que nada mais são suas habilidades de persuasão.
Renato gosta muito da série pelo personagem principal e suas peculiaridades. A história é intrigante e carrega desde o início da trama um mistério instigante a ser resolvido pelo protagonista. O comunicador também gosta do estilo sarcástico da série.
Música
Renato define-se como uma pessoa eclética e não tem exatamente um estilo musical preferido definido. Por influência da mãe, que é cearense, Renato gosta muito do estilo forró. O cantor favorito dele, em uma “pegada” mais rock, blues e MPB é Zé Ramalho.
Zé Ramalho tem uma voz que alcança um grave que eu jamais poderia imaginar, além de ser um excepcional compositor
Renato Gondim
Profissionais Inspiradores
Renato é um grande fã de esportes e de narração e tem dois profissionais que o inspiram. Um deles é o falecido locutor esportivo Luciano do Valle, que, para Renato, é o maior e melhor narrador brasileiro de televisão de todos os tempos.Outro profissional que inspira Renato é o locutor e radialista esportivo brasileiro Osmar Santos. Para Renato, Osmar é uma referência não só na história da narração brasileira, mas também na história do rádio brasileiro.
Edição: Cauã Vieira
Imagem do Destaque: João Otávio Carvalho