Seleção Brasileira volta aos gramados contra semifinalista da Copa do Mundo 2022

Cauã Vieira e Luiz Felipe Rocha

A Seleção Brasileira volta a campo neste sábado (25), às 19 horas (horário de Brasília), no Ibn Batouta Stadium na cidade de Tânger, no Marrocos, para enfrentar a seleção marroquina em jogo amistoso válido pela primeira data FIFA de 2023. Esse é o primeiro desafio da Seleção após a eliminação nas quartas de final na Copa do Mundo do Catar para a equipe da Croácia.

A equipe brasileira sofreu uma troca no comando técnico após o desligamento de Tite. O treinador da categoria de base da Seleção sub-20, Ramon Menezes, assumiu o cargo interinamente para o jogo contra Marrocos. Essa é a primeira vez em 7 anos que a seleção principal está sem um treinador efetivado.

Ramon Menezes (à esquerda) e seu auxiliar Felipe Maestro (à direita) no treino da Seleção Brasileira (Foto: Divulgação CBF/Rafael Ribeiro)

A convocação de Ramon Menezes para o amistoso teve diversos nomes considerados como surpresas, tendo convocado 8 jogadores atuantes no brasileirão, quantidade que se tornou incomum durante a passagem do técnico Tite. O treinador interino também optou por convocar quatro jovens jogadores que fazem parte de seu elenco da seleção sub-20. São eles: Andrey Santos (Vasco da Gama), Vitor Roque (Athletico PR), Mycael (Athletico PR) e Robert Renan (Zenit). Além deles, Arthur (América Mineiro), André (Fluminense), Raphael Veiga (Palmeiras) e Rony (Palmeiras) jogam no Brasil e foram convocados para servir a amarelinha pela primeira vez.

Após anunciar os nomes, Ramon explicou o porquê de ter montado uma lista tão diversificada do que vinha sendo o habitual no comando técnico anterior.

Não é fácil fazer uma lista com 23 atletas. Foram 52, 55 atletas observados para fazer uma lista de 23. Sei da responsabilidade que é. Vamos enfrentar um Marrocos que foi semifinalista da Copa e está muito preparado. Em cima disso, buscamos o equilíbrio na montagem. Os jovens do sub-20, eu conheço bem

Ramon Menezes
Andrey Santos (Nº 5) comemorando gol pela seleção brasileira sub-20 (Divulgação CBF/Rafael Ribeiro)

Provável Escalação

A escalação para o jogo de sábado ainda é um mistério, porém o técnico Ramon Menezes vem repetindo um padrão durante os treinamentos. O treinador optou pelo sistema de jogo 4-3-3 ofensivo, esquema parecido com o de Tite. O time treinado repetidamente tem os seguintes jogadores:

Goleiro: Weverton

Zagueiros: Ibañez e Éder Militão

Laterais: Alex Telles e Emerson Royal

Meias: Casemiro, Andrey Santos e Lucas Paquetá (Raphael Veiga)

Atacantes: Vinícius Júnior, Vitor Roque e Rodrygo (Antony)

A expectativa é de um jogo difícil contra o Marrocos, semifinalista da última Copa do Mundo. A equipe marroquina conta com estrelas do futebol mundial como Achraf Hakimi (Paris Saint-German) e Hakim Ziyech (Chelsea). O Brasil deve explorar as laterais do campo, aproveitando a velocidade de Vini Jr. e Rodrygo. O atacante Vitor Roque será o ponto de referência no ataque.

Edição: Cauã Vieira e Luiz Felipe Rocha

Imagem do destaque: Divulgação CBF/Rafael Ribeiro