Projeto Recicla Folia dá novo destino às fantasias do carnaval capixaba
José Modenesi
A primeira coleta de fantasias carnavalescas do projeto Recicla Folia foi realizada em 2009 com o slogan “caia na folia e doe sua fantasia”. Desde o primeiro ano de atuação, o projeto se prepara sempre para o período do carnaval de Vitória com o objetivo de preservar a natureza por meio da destinação responsável de fantasias que seriam descartadas.
O Recicla Folia surgiu da necessidade de reaproveitar materiais utilizados no projeto Circuito Cultural, que passou pela região da Grande Santo Antônio em 2009. Na época, a atual coordenadora do projeto, Cida Moschen, que integrava o Conselho Popular de Vitória e o Conselho de Cultura e Meio Ambiente, foi convidada pelas moradoras da região a fazer parte da equipe do projeto que daria um novo destino às fantasias.
Com a primeira coleta, o Recicla Folia passou a atuar todos os anos no período de carnaval. A cada coleta, toneladas de fantasias são recolhidas e a destinação responsável é feita para escolas, grupos de teatro, blocos de carnaval e artesãos. Por meio dessa destinação responsável, as fantasias coletadas pelo projeto ganham uma nova utilidade e, dessa forma, o meio ambiente é preservado.
Em 14 anos, temos um relatório rico, de muita satisfação e alegria de saber que cada integrante do Recicla Folia está fazendo a sua parte
Cida Moschen
Cida Moschen explica que o sambódromo Sambão do Povo está localizado às margens da Baía de Vitória e que, por meio do projeto, muitas fantasias deixam de ir para as margens da baía e para terrenos abandonados.
Cida conta ainda que, atualmente, os trabalhos de conscientização do Recicla Folia preservam o meio ambiente, fomentam a cultura do Espírito Santo e geram renda para a população do Estado.
Para o carnaval de 2023, a expectativa de uma coleta que rendesse mais de 8 toneladas de fantasias foi superada. No décimo quarto ano de atuação do projeto, Cida relata que a coleta rendeu mais de 12 toneladas.
O projeto neste ano também passou a recepcionar municípios cadastrados para receber fantasias coletadas. O cadastro para receber doações inclui um termo de responsabilidade para garantir que as fantasias doadas tenham uma nova destinação, sempre responsável.
Os artesãos geram renda com os materiais reaproveitados . E a entrega das fantasias para blocos carnavalescos, grupos de teatro e escolas é um incentivo importante à cultura
Cida Moschen
Com 14 anos de coleta, o projeto Recicla Folia fomenta a cultura do Estado e movimenta a economia, além de cumprir anualmente o principal objetivo de preservar o meio ambiente e de fazer uma destinação responsável do material coletado.
ACOMPANHE O PROJETO
Pelo Instagram: @reciclafolia
Pelo Facebook: Recicla Folia
Edição: José Modenesi
Foto de Destaque: José Modenesi