O grupo “Canarinhos, que som é esse?” ganha Desafio da copa na Rádio Tropical
Loren Peterli
Apesar da televisão ser um importante meio de comunicação imagético do mundo e ter seu glamour junto ao público, a temporada da Copa do Mundo 2022 ainda carece de um veículo poderoso e influente que é capaz de transmitir o sentimento de euforia entre a seleção e a torcida apenas com a voz, o rádio.
É com o projeto “O Rádio na Copa”, ofertado pela Rádio Tropical, que os alunos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário pretendem demonstrar que, apesar de já terem passados 100 anos de sua criação, esse meio de comunicação preserva o seu forte vínculo com a vida cotidiana dos brasileiros.
Participar do desafio do Rádio na Copa foi bastante desafiador, pois tivemos que criar a ideia e produzir essa ideia. Foi muito gratificante ver a ideia tomar corpo e se tornar um produto tão maravilhoso, que resultou no primeiro lugar. Foi muita pesquisa, reuniões com o grupo até chegar no momento das gravações com os narradores e edições. Foi uma experiência perfeita
Paulo Ricardo Fraga Fonseca
Os alunos, então, se juntaram com um objetivo em comum: Produzir 5 episódios radiofônicos, com 1 minuto cada, como forma de representar a importância dessa época aliado com a mídia. Assim, nasce a equipe “Canarinhos, que som é esse?”. O time é compostos pelos alunos Arthur Moschen dos Anjos, Daiane Obolari dos Santos, Helena Dornelas Nogueira, Loren Bremenkamp Peterli e Paulo Ricardo Fraga Fonseca.
Origem do nome do grupo: como forma de inspiração pela série de televisão infanto-juvenil ‘Castelo Rá Tim Bum’ (1994-1997), que possui a música “Passarinho, que som é esse?”, utilizou o mascote da seleção brasileira que é o Canarinho para substituir no nome original, além de que a rádio é movida apenas por sons
Esse projeto foi uma realização acadêmica e pessoal muito importante. Fizemos com muito carinho
Arthur Moschen dos Anjos
Como proposta, utilizando apenas vozes e efeitos sonoros, o time elaborou os episódios com 5 momentos históricos da longa trajetória da Seleção Brasileira de futebol nas Copas do Mundo. E essa é uma oportunidade única de experimentar a sensação de ouvir novamente os narradores esportivos de rádio.
O rádio, então, é um dos meios de comunicação de massa que consegue captar os momentos mágicos do futebol, como um gol ou uma jogada extraordinária. A emoção do lance chega aos ouvidos do ouvinte com a força que representa por meio do narrador da partida. Esse profissional é quem faz a conexão entre a disputa no campo e a emoção do torcedor.
Gostei muito da experiência por me aproximar de duas realidades que não estão muito no meu cotidiano: o futebol e o rádio. Com certeza tirei muitos aprendizados
Daiane Obolari dos Santos
Para isso, foi selecionado cinco narradores do mercado no Espírito Santo consagrados na atividade que já viveram muitas vezes essa emoção para fazer uma releitura desses momentos. São eles: Wanderley Alpoin, Ferreira Neto, Paulo Duarte, Jair Oliveira e Wilson Caulit. O pedido a eles foi o mesmo: escolha um lance marcante da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo e narre o momento como se estivesse à beira do gramado.
Conclui-se que, além de valorizar e trazer reconhecimento para os dedicados locutores capixabas, o projeto também desperta a nova geração de jornalistas e publicitários para a descoberta do rádio.
Fazer esse trabalho foi uma experiência muito incrível. Muito grata por todos os narradores que participaram e a equipe “Canarinhos, que som é esse?”
Helena Dornelas Nogueira
A série irá provocar no ouvinte o sentimento de nostalgia para aqueles que viveram esses momentos marcantes da Seleção Brasileira nas Copas. Para os mais novos, a vontade de também passar por essa experiência.
É muito interessante a didática de sair da sala de aula e partir para o mundo do mercado de trabalho em instantes. E, sem dúvidas, é emocionante ver e encontrar narradores importantes que somente ouvimos a voz
Loren Bremenkamp Peterli
Episódios da série Rádio na Copa
Fotos da Galeria: Daiane Obolari, Loren Peterli e Paulo Ricardo Fraga
Imagem do Destaque: Paulo Ricardo Fraga
Edição: Loren Peterli