Róger Guedes perde pênalti e Corinthians empata com o Boca Juniors pela Libertadores
Daniel Godoy
O Corinthians empatou com o Boca Juniors na Neo Química Arena, jogo de ida das oitavas de final da Libertadores. Com o resultado, a disputa está totalmente aberta. Quem vencer se classifica para as quartas de final da competição. Caso ocorra empate, a decisão acontecerá nos pênaltis.
O jogo foi equilibrado do começo ao fim. As duas equipes criaram poucas oportunidades. A melhor chance do Corinthians foi o pênalti desperdiçado pelo atacante Roger Guedes no final do primeiro tempo. Já na etapa final, William e Fagner deixaram o campo de jogo lesionados e foram substituídos por Fábio Santos e Bruno Mendes, respectivamente. A melhor chance do Boca aconteceu no primeiro tempo, em chute de Benedetto, defendido por Cássio.
Um torcedor do Boca Juniors foi detido na Neo Química Arena após imitar um macaco em direção a torcida do Corinthians. O rapaz não foi identificado, mas é possível ver pelas imagens que ele conversa com outro torcedor e, em seguida, faz o gesto. A Polícia Militar foi acionada e o suspeito será respondido pelo caso de injúria racial.
1° tempo
Os primeiros dez minutos do confronto foram equilibrados. Ambos os times buscavam manter a bola no campo de ataque, porém tinham dificuldades de passar pela marcação adversária para tentar alguma finalização. Aos 14 minutos, o Boca Juniors chegou pela primeira vez. O atacante Benedetto recebeu do ala Ceballos, tocou de cabeça e a bola foi tranquila nas mãos do goleiro Cássio. O começo do jogo foi pouco movimentado. O time do Corinthians ficava mais tempo com a bola no campo de ataque, mas não conseguia criar jogadas perigosas. Pelo lado argentino, o Boca Juniors tentava mandar bolas longas da defesa ao ataque, porém o atacante Benedetto estava muito isolado.
Um dos destaques do Corinthians, treinado por Vitor Pereira, no primeiro tempo foi o do lateral Fagner. Grande parte das jogadas trabalhadas pela equipe argentina foram desconstruídas por meio dos desarmes do camisa 23. Aos poucos, o time do Corinthians conseguia mandar a bola na área argentina. O que faltava era um centroavante para fazer com que as jogadas terminassem em finalização.
Aos 35, o atacante corinthiano, Adson, fez boa jogada pela direita e quase abriu o placar a favor do timão. Cinco minutos depois, o lateral Mantuan foi derrubado na área e o árbitro marcou pênalti a favor do Corinthians. O atacante Róger Guedes cobrou mal e o goleiro Rossi defendeu. No final do primeiro tempo, Benedetto recebeu do atacante Villa, finalizou e o goleiro Cássio fez linda defesa.
2° tempo
No intervalo do jogo, por ter sentido dores na coxa, Fagner foi substituído pelo lateral Bruno Mendes. Aos seis, o meia Óscar Romero cobrou falta e Cássio espalmou com tranquilidade. No minuto 20, em boa jogada trabalhada pela ponta direita, Ádson recebeu na área e isolou, perdendo uma grande oportunidade.
A equipe do Boca Juniors pressionava e o time do Corinthians estava cansado. Com isso, tinha dificuldades de furar a defesa implementada pelo técnico Sebastian Battaglia. Além de Fagner, o atacante William também foi substituído por conta de lesão. Ele até tentou continuar em campo, mas não foi possível. O lateral Fábio Santos entrou na vaga do camisa 10.
Aos 43, Mantuan cobrou falta e mandou a bola nas mãos de Rossi. No último lance da partida, Cássio errou na saída da bola, Benedetto tentou surpreender e acabou mandando para fora.
Próximos jogos
O Corinthians volta a campo no próximo sábado (2), contra o Fluminense, às 16h30, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. Pela Libertadores, Corinthians e Boca se reencontram na próxima terça-feira (5), jogo de volta das oitavas de final.
Edição: Daniel Godoy
Imagem do destaque: Divulgação/twitter da Conmebol