Max Verstappen persiste até o fim e vence o GP da Arábia Saudita
Daniel Godoy
O holandês Max Verstappen, piloto da RBR, venceu o GP da Arábia Saudita de Fórmula 1, segunda etapa, após um emocionante duelo contra Charles Leclerc, piloto da Ferrari. O atual campeão mundial ultrapassou o monegalesco quando restava apenas três voltas para acabar a corrida.
A largada da prova foi bastante tranquila para o pole position Sérgio Perez. O mexicano conseguiu se manter por algum tempo na 1ª colocação, deixando Leclerc em segundo. Verstappen, que ficou em 4° lugar no grid, conseguiu tomar a 3ª colocação do outro piloto do Ferrari, Carlos Sainz.
No final da fila, o piloto da Alfa Romeo, Guanyu Zhou, teve problemas com a embragem, com isso, saiu do 12° para o 17° lugar. Lewis Hamilton, que ficaria em 16° no grid de largada, largou na 15ª posição, depois de ser confirmada a ausência de Mick Schumarcher. O inglês terminou a primeira volta na 14ª posição.
Os pilotos da Alpine Fernando Alonso e Esteban Ocon tiveram uma disputa pelo sexto lugar. O espanhol demorou, mas conseguiu tomar a posição do piloto francês na sétima volta. Ocon tentou recuperar a colocação, porém saiu da pista para ultrapassar e teve que ceder o posto.
Com a confusão, a concorrência aumentou. Valteri Bottas, oitavo, e Kevin Magnussem, nono, conseguiram se aproximar da dupla. Depois de recuperar o 7° lugar, Ocon precisou se virar para evitar que Valteri Bottas o ultrapassasse.
Perez precisou parar na volta 16, quando ainda liderava, para trocar os pneus. Fez a troca e ficou na quinta posição e Leclerc estava em primeiro. Entretanto, ocorreu um acidente com a Williams de Nicolas Latifi, que provocou a entrada da Saffety Car e atrapalhou todas as estratégias do piloto da RBR.
Leclerc, Verstappen e Sainz fizeram o pit stop na volta 17. O monegalesco da Ferrari ficou em primeiro, Verstappen em segundo e Perez em terceiro, à frente de Sanz. O espanhol alegou que foi esprimido pelo mexicano quando estava saindo dos boxes.
Na volta 21, aconteceu a relargada. Leclerc conseguiu segurar Vertappen e Perez devolveu a terceira posição a Sainz. Logo atrás, estavam Russel e Magnussem, que completaram as seis primeiras colocações.
Entre as voltas 36 e 38 aconteceu uma série de abandonos da corrida. Primeiro, o carro de Fernando Alonso perdeu potência quando ele ainda brigava pela sétima posição com Magnussen. Depois, o piloto da Mclaren Daniel Ricciardo também precisou abandonar a pista, pois o motor havia apagado. O australiano ainda tentou retornar, mas o carro parou poucos metros antes da estrada. A alfa de Valteri Bottas também não aguentou e o finlandês também precisou colocar a máquina no box.
Por conta do abandono dos pilotos, a organização fechou o acesso ao pitlane e anunciou um safety car virtual. A bandeira verdade foi dada apenas na volta 41, liberando os pilotos para trocar os pneus novamente. Após voltar dos boxes, Hamilton caiu de sexto para 11° lugar.
Verstappen e a RBR decidiram atacar nas voltas finais, o que deu muito certo. Na volta 42, o holandês ultrapassou Leclerc e assumiu a liderança, mas perdeu a posição novamente para o adversário. No final da volta seguinte, os dois seguraram as freadas, e de novo o piloto da Ferrari ficou à frente. Todavia, o atual campeão não desistiu. Ele acertou a manobra e assumiu a liderança, permanecendo até o fim da corrida. O espanhol tentou abrir a “asa” para retornar a posição, mas não teve sucesso.
Classificação final do GP da Arábia Saudita
- Max Verstappen (HOL/Red Bull RBTP: 50 voltas
- Charles Leclerc (MON/Ferrari): +0s549
- Carlos Sainz (ESP/Ferrari): +8s097
- Sergio Pérez (MEX/Red Bull RBPT): +10s800
- George Russell (GBR/Mercedes): +32s732
- Esteban Ocon (FRA/Alpine Renault): +56s017
- Lando Norris (GBR/McLaren Mercedes): +56s124
- Pierre Gasly (FRA/AlphaTauri RBPT): +1min02s946
- Kevin Magnussen (DIN/Haas Ferrair): +1min04s308
- Lewis Hamilton (GBR/Mercedes): +1min13s948
- Guanyu Zhou (CHN/Alfa Romeo Ferrari): 1min22s215
- Nico Hulkenberg (ALE/Aston Martin Mercedes): 1min31s742
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin Mercedes): +1 volta
- Alexander Albon (TAI/Williams Mercedes): Não completou
- Valtteri Bottas (FIN/Alfa Romeo Ferrari): Não completou
- Fernando Alonso (ESP/Alpine Renault): Não completou
- Daniel Ricciardo (AUS/McLaren Mercedes): Não completou
- Nicholas Latifi (CAN/Williams Mercedes): Não completou
- Yuki Tsunoda (JAP/AlphaTauri RBPT): Não largou
Próxima etapa
A Fórmula 1 acontecerá novamente entre os dias 8 e 10 de abril com o Grande Prêmio da Austrália.
Classificação do Campeonato
- 1ºCharles Leclerc MONFerrari45
- 2ºCarlos Sainz Jr. ESPFerrari33
- 3ºMax Verstappen HOLRed Bull25
- 4ºGeorge Russell INGMercedes22
- 5ºLewis Hamilton INGMercedes16
- 6ºEsteban Ocon FRAAlpine14
- 7ºKevin Magnussen DINHaas12
- 8ºSergio Pérez MEXRed Bull12
- 9ºValtteri Bottas FINAlfa Romeo8
- 10ºLando Norris INGMcLaren6
- 11ºPierre Gasly FRAAlphaTauri4
- 12ºYuki Tsunoda JAPAlphaTauri4
- 13ºFernando Alonso ESPAlpine2
- 14ºGuanyu Zhou CHNAlfa Romeo1
- 15ºAlexander Albon TAIWilliams0
- 16ºDaniel Ricciardo AUSMcLaren0
- 17ºLance Stroll CANAston Martin0
- 18ºMick Schumacher ALEHaas0
- 19ºNicholas Latifi CANWilliams0
- 20ºNico Hülkenberg ALEAston Martin0
- 21ºSebastian Vettel ALEAston Martin0
Edição: Daniel Godoy
Foto do Destaque: Divulgação/Red Bull