Artigo opinativo/Crônica – O texto foi feito de Samba
Mayara Garbini Lemos
A Publicidade e Propaganda e o carnaval têm muitas coisas em comum e eu posso te provar. Para começo de conversa, vamos fazer algumas associações? Somos rodeados por diversas empresas. Algumas maiores, outras menores, mas todas com o mesmo propósito: ser reconhecida pela sua essência e sua originalidade. No ambiente carnavalesco existem escolas de samba famosas, que são reconhecidas por serem populares e há aquelas que encaixam no grupo especial. Mas será que todo o reconhecimento das grandes empresas e grandes escolas de samba se adquire da noite para o dia?
Posso afirmar que o segredo está no envolvimento com o público/cliente. A comunicação é um fator importantíssimo para as coisas fluírem. A publicidade é a peça fundamental para alavancar uma empresa. Ela orienta, cria soluções e cria uma cultura criativa na comunicação. Isso pode ser manifestado no texto publicitário. Uma escrita tão poderosa que é capaz de persuadir, provocar sentidos, aproximar o anunciante e o público alvo de forma que se estabeleça uma conversa íntima.
Como podemos entender como funciona um texto publicitário comparando com o carnaval? Vamos imaginar que estamos no sambódromo, prestes a desfrutar dos desfiles e cheios de expectativas para ver as histórias ali representadas. A primeira escola entra na avenida ao som da bateria. Ela é a responsável por apresentar a proposta da escola juntamente com o samba enredo. O papel do título no texto publicitário também é esse! O principal objetivo é prender a atenção do consumidor. É por meio do título que temos o primeiro contato com o tema em que o texto irá abordar. Tudo o que precisa ser dito em primeiro lugar e as informações mais importantes são colocadas no título.
Ao som da bateria vem chegando a comissão de frente. Com poucos integrantes, traz uma pequena amostra do que está por vir. Muitas vezes é minimalista e outras vezes revela mais do que esperamos, mas sempre nos surpreende com algo inovador, assim como o Slogan no texto publicitário. Curto e objetivo, resume todo o conceito e proposta da marca: “a cerveja que desce redondo” super combina com o carnaval.
Aqui está a primeira alegoria, vamos chamá-la de “assinatura de campanha”. Ela vem cheia de informações que ressaltam o seu diferencial. É nessa parte do texto em que há a conexão entre a proposta do título com o restante do enredo.
“Ôh abre alas que eu quero passar!” Quem nunca ouviu esse bordão? O bordão muitas vezes nasce de uma forma natural e sem pretensão. E quando percebemos já estamos repetindo a frase nas conversas do nosso cotidiano e até esquecemos de onde o bordão veio. No desfile, certamente, os bordões estariam presentes no samba enredo com intenção de seduzir a mente humana por meio do som.
Findando o nosso desfile textual, abrimos espaço para a última escola: “olha a beija flor aí, gente!”. Pois é, ela vem acompanhada do teaser, peça fundamental para provocar a curiosidade e deixar um gostinho de “quero mais”. Geralmente, é necessário ter mais de uma peça para poder trazer sentido a primeira e vem acompanhado de frases do tipo “vem aí”, “em breve”.
E, agora, depois da folia, temos a faca e o queijo na mão e estamos prontos para colocar sua empresa para sambar na marquês de Sapucaí! Vamos juntar o publicitário com o diretor da escola e “botar pra quebrar”?
>>> Esse texto faz parte de uma série de produções opinativas sobre Publicidade e Criatividade feitas por estudantes de Publicidade e Propaganda da FAESA Centro Universitário. As produções tiveram a orientação do professor Victor Mazzei.
Edição: Isabela Wilvock
Imagem de Destaque: Gabi Palmejani e Vitória Gava / Núcleo de Publicidade