Alunos da FAESA são premiados no concurso Ecos Mostra

Isabela Wilvock

Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA foram premiados no concurso Ecos Mostra. O tema deste ano foi “A pluralidade que ocupa o mercado, muda o mundo” e o evento foi organizado pela agência experimental Ecos Junior dos alunos de Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Os estudantes da FAESA foram premiados nas categorias campanha publicitária e crônica.

Alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAESA finalistas do concurso EcosMostra (Foto: Arquivo Pessoal)

A ideia central do evento é abrir um espaço de debate e desenvolvimento de habilidades acadêmicas. O objetivo é trazer à tona temas sociais que são negligenciados para que os estudantes construam um trabalho questionador acerca do cenário social. Os alunos de Publicidade e Propaganda, Victor Pavan e Ledda Mendonça, foram os ganhadores do primeiro lugar da categoria de “Campanha Publicitária”. O terceiro lugar ficou também com os alunos de Publicidade e Propaganda da FAESA: Amanda Castello Pereira e Júlia Nunes Garcia.

Victor Pavan e Ledda Mendonça com o prêmio de primeiro lugar (Foto: Arquivo Pessoal)

Assim que vimos o briefing já começamos a pesquisar e a ter ideias sobre o que fazer. Encontramos a história de uma mulher negra que foi maltratada em uma entrevista de emprego e partimos desse ponto

Victor Pavan

Juntar as ideias não foi complicado para a dupla, pois já estão acostumados a trabalhar juntos. A estudante Ledda Mendonça relata que foi emocionante ganhar o concurso e também uma surpresa, pois ela nunca havia imaginado participar do evento.

O apoio dos professores é algo que temos muito. O tema é super relevante, pois quem está dentro do padrão não para pra pensar, pois realmente não há inclusão no mercado de trabalho

Ledda Mendonça
O coordenador da Agência Integrada do curso de Publicidade e Propaganda da FAESA, Gustavo Coutinho, parabeniza os alunos Ledda e Victor (Foto: Reprodução/ EcosMostra)

O apoio, a orientação e a liberdade para criar que os professores deram encorajou os alunos a produzirem. Gustavo Coutinho, mais conhecido como Guga, ajudou os alunos a organizarem as ideias, mas em nenhum momento interferiu, deixando-os livres para criar.

Durante todo o processo temos o cuidado de orientar sem nos intrometer nas ideias. Incentivamos a participação, pois vemos como uma forma de aprendizado e crescimento para os alunos

Gustavo Coutinho
Gustavo Coutinho se orgulha dos alunos premiados (Foto: Isabela Wilvock/ Núcleo de Jornalismo)

Na categoria crônica foram premiados os alunos: Jéssica Sarth, em primeiro lugar; Camille Machado, em segundo; e Matheus Metzker, em terceiro. A inspiração para a narrativa de Jéssica foi a própria história de vida. Ela viu na escrita uma forma de contar os desafios que a cercam.

Comecei a escrever sobre as coisas que penso, no momento em que estava olhando para o vestido vermelho. Eu queria que fosse algo capaz de fazer o leitor se sentir parte da história

Jéssica Sarth
Jéssica Sarth revela que tentou criar um sentimento de empatia com a crônica (Foto: Isabela Wilvock/ Núcleo de Jornalismo)
Áudio da crônica de Jéssica Sarth

A inocência das crianças foi descrita pela aluna Camille Machado que, ao elaborar “O Garoto e as Folhas”, priorizou o olhar puro que há nelas. Escrever para Camille não é novo, mas o foco era em outra categoria – Campanha Publicitária – e para ela foi uma surpresa ter conseguido concluir a crônica.

Meu desejo era de retratar a visão que uma criança de 4 anos tem do mundo. E, com isso, faz o pai refletir sobre como o próprio vê o mundo

Camille Machado
Camille Machado diz que irá continuar a escrever e a participar do concurso (Foto: Reprodução/ EcosMostra)

Foto do destaque: Todos os premiados do concurso (Reprodução/ EcosMostra)